quinta-feira, 18 abril, 24
HomeCultura InglesaSaber inglês é uma necessidade no século XXI

Saber inglês é uma necessidade no século XXI

Muita gente já ouviu ou falou que saber inglês é um diferencial na hora de procurar emprego. Eu iria mais longe: é uma necessidade. Ciência da Computação, Letras, Medicina, seja qual for a profissão preferida, algum benefício terá o profissional que sabe inglês. E, além da qualificação na vida profissional, os benefícios se estendem.

O empresário que tem um cliente estrangeiro precisa do inglês para se comunicar com ele; o programador precisa do inglês para ter um entendimento mínimo sobre o que está digitando; o médico precisa ler o trabalho de seus pares, que é sempre traduzido ao inglês primeiro… a lista não acaba.

Além das profissões, é importante se atentar para os hábitos de consumo de notícias e conteúdos atualmente. É comum que em qualquer necessidade básica as pessoas recorram às pesquisas online: para procurar uma receita, para saber estatísticas sobre questões sociais, dicas sobre jogos, entre outras. O Google responde tudo, ou quase tudo. Entretanto, existe uma limitação apenas aos conteúdos escritos na língua em que a pesquisa foi feita.

por que aprender o inglês
Saber inglês é uma necessidade no século XXI. | Foto: Reprodução.

A necessidade de aprender o idioma inglês

O inglês é considerado uma língua universal. Por isso, tudo que se procura em inglês na Internet é achado com mais facilidade e em maior quantidade. E no raríssimo caso do inglês não ajudar nem na vida profissional, nem para pesquisas pela Internet, não é necessário aprender, certo? Errado. Vamos então à cultura!

Hollywood é o local da produção de centenas de filmes todos os anos. A língua falada, todos sabem, é o inglês. É comum nos Estados Unidos as pessoas não gostarem de assistir filmes com legenda, pois muito das cenas é perdido ao tentar acompanhar a escrita. Fica nítido que há um impacto na experiência cinematográfica quando assistimos as obras nacionais e não precisamos ficar o tempo todo lendo o que está escrito, sobrando muitos minutos para observar cada detalhe na tela.

Mas não fica só por aí. Para quem gosta de ler, é notória a diferença entre um texto original e sua tradução. Não é uma crítica aos tradutores, até um elogio, porque o esforço em manter a forma ao mesmo tempo em que se tenta manter o conteúdo é extraordinário. Infelizmente, é impossível manter tudo como quis o autor de uma obra, o melhor dos tradutores inevitavelmente falhará.

Eis mais um motivo para aprender inglês: nos dias atuais, os cursos online estão por todos os lados, e claro, quem sabe inglês tem uma gama infinita de opções. Há os cursos em português, mas é simplesmente incomparável com a quantidade de alternativas que se tem na língua universal.

E, para viagens, o conhecimento da língua inglesa é um diferencial. Se a pessoa tiver como destino o Canadá, os Estados Unidos, a Inglaterra, a Irlanda e Austrália, saber inglês é fundamental para as necessidades básicas e extras dos dias de passeio.

Em resumo, aquele que quer um emprego, gosta de assistir diferentes filmes, lê com frequência, faz pesquisas na Internet ou gosta de viajar, encontra no aprendizado do inglês uma vantagem. Assim, é importante escolher uma boa escola, com tradição e que é referência no ensino do idioma. Não adianta usar tanto do seu tempo e esforço para aprender uma língua quando não há garantia do aprendizado. A Cultura Inglesa entrega resultados: já tem 85 anos de história e é referência no mercado de escolas de inglês. Não há escolha melhor no Brasil.

____________________________
Por Luis Soares – Fala! UFPE