sábado, 20 abril, 24
HomeCulturaPinacoteca de SP mantém o público engajado com as artes na pandemia

Pinacoteca de SP mantém o público engajado com as artes na pandemia

Tour virtual, exposições on-line e promoção via redes sociais são algumas das ações que o museu está tomando para promover as artes na quarentena.

Pinacoteca de SP
Pinacoteca. | Foto: Reprodução Pinacoteca de São Paulo

Para qualquer apreciador das artes e dos museus, a quarentena dificultou esse hobby. Porém, há museus decididos a manter a conexão entre o público e as artes mesmo em tempos de pandemia. Desde o dia 16 de março de 2020, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, lançou uma ação via redes sociais em seu site, chamada de #pinadecasa. Esta tem o objetivo de manter o engajamento do público com as artes, mesmo na quarentena.

Ação #pinadecasa

A ação #pinadecasa começou logo após o período de suspensão das visitas presenciais a museus por causa das medidas de isolamento, geradas pela pandemia do novo coronavírus. Aquela, segundo Paulo Vicelli, diretor de relações institucionais da Pinacoteca de São Paulo, foi pensada para trazer conteúdo para as pessoas e trazer uma certa companhia ao longo do período de quarentena.

Tendo alguns “guarda-chuvas” embaixo, a #pinadecasa compreende de ações nas redes sociais e no site da Pinacoteca. Em suas redes sociais, (Instagram, Twitter e Facebook), há postagens diárias, às 10h30, com imagens de obras da coleção do museu, explicadas de uma forma didática e clara pelos curadores. Já existem mais de 70 posts.

Adicionalmente, todos os sábados, às 11h, uma live é organizada. Inicialmente, a live era com curadores e funcionários da Pinacoteca, porém, agora, elas contam com a participação de filósofos, como Mario Sergio Cortella, e com artistas, como Ernesto Neto e Grada Kilombo.

Outra frente importante do engajamento do público é o tour virtual oferecido pela Pinacoteca do Estado em seu site. O tour já existia desde 2016, mas, com a quarentena, ele teve uma grande demanda com mais de 23 mil acessos, e mais visibilidade foi dada a ele.

A Pinacoteca de São Paulo também foi responsável por algo inédito em sua programação. Em maio, foi lançada “Distancia”, a primeira exposição 100% virtual do museu. Esta foi criada com o objetivo de ser apreciada digitalmente pelo público no período de quarentena. A ação reúne 5 vídeos de trabalhos do acervo, que poderão ser vistos até o dia 3 de agosto de 2020.

Uma ação destinada a arte-educadores e pessoas que trabalham com arte-educação também foi iniciada no site da Pinacoteca, com o objetivo de auxiliar professores e alunos das artes em aulas remotas. O conteúdo está disponível em um hotsite, dentro do site oficial chamado de “museu para todos”. Este conta com informações para professores e trabalhos para ajudar a dar aulas a alunos na distância.

Além desse conteúdo, a Pinacoteca conta com uma outra ação para arte-educadores chamada de “PinaCanção – uma história cantada entre pinturas”. Esta é a ação mais recente do museu e é um espetáculo infantil, que acontecia na Pinacoteca todos os segundos domingos de cada mês. A partir do dia 14 de junho de 2020, o espetáculo vai estar disponível no site do museu. Criado por Hélio Ziskid, diretor musical do Cocoricó, exibido na TV Cultura, o espetáculo de 40 minutos, “mostra a história de dois personagens que se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura”.

Paulo Vicelli comentou que, com essas medidas digitais tomadas por conta da pandemia, estão aumentando o engajamento da população com as artes. O Instagram da Pinacoteca vem crescido exponencialmente junto com todas suas redes sociais e a procura por conteúdo artístico aumentou expressivamente. Segundo dados oficiais da Pinacoteca, o Instagram do museu ganhou mais de 26 mil seguidores, o Facebook ganhou 9 mil novos fãs e o Twitter mais de mil followers.

Segundo Vicelli, a arte tem sido uma grande aliada da população nesse período de quarentena e que ela tem sido importante e fundamental para a sobrevivência das pessoas em casa. Seja com livros, filmes ou exposições. Sem dúvida alguma, a arte e as ações da Pinacoteca do Estado vêm aumentando a conexão entre o público e a arte.

Site da Pinacoteca de São Paulo: https://pinacoteca.org.br/
Instagram da Pinacoteca de São Paulo: @pinacotecasp