Dia do Cinema Brasileiro: 6 filmes nacionais disponíveis no YouTube
Menu & Busca
Dia do Cinema Brasileiro: 6 filmes nacionais disponíveis no YouTube

Dia do Cinema Brasileiro: 6 filmes nacionais disponíveis no YouTube

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Dia do Cinema Brasileiro: 6 filmes nacionais disponíveis no YouTube

Hoje, 19 de junho, é o Dia do Cinema Brasileiro, muitas vezes menosprezado em sessões de cinema e pouco valorizado. E, para prestigiar o audiovisual nacional, que tal assistir a alguns filmes nessa data, de maneira democrática? Selecionamos, nesta lista, seis filmes que estão completos e disponíveis, de graça, no YouTube

Filmes brasileiros gratuitos para assistir no YouTube

Cidade de Deus (2002)

Um dos melhores filmes do cinema brasileiro, considerado por muitos uma obra-prima. Dirigido por Fernando Meirelles, Cidade de Deus foi indicado a quatro Oscars em 2004, incluindo de ‘Melhor Diretor’ e ‘Roteiro Adaptado’.  

Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem negro e pobre que cresce na Cidade de Deus, a favela mais violenta da cidade do Rio de Janeiro, durante os anos 70. Com medo de que seu único destino seja virar bandido, ele encontra, na fotografia, uma maneira de escapar dele. Com seu talento, ele passa a registrar o dia a dia da comunidade.

Central do Brasil (1998)

Essa joia do cinema brasileiro, dirigido por Walter Salles, emocionou o Brasil e o mundo. Foi indicado ao Oscar de ‘Melhor Filme Estrangeiro’ e ‘Melhor Atriz’, para Fernanda Montenegro (que foi roubada) em 1999.  

Sinopse: Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Certo dia, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

O Auto da Compadecida (2000)

Inspirado na peça de teatro de Ariano Suassuna, de mesmo nome, O Auto da Compadecida é uma comédia dramática que conquistou quatro das cinco indicações do Grande Prêmio do Cinema Brasil, incluindo de ‘Melhor Direção’, para Guel Arraes. Foi o filme de maior bilheteria do cinema brasileiro no ano de 2000, sendo visto por mais de dois milhões de espectadores.

Sinopse: As aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios, enganando a todos da pequena cidade em que vivem.

Que Horas Ela Volta? (2015)

Dirigido por Anna Muylaert, Que Horas Ela Volta? foi escolhido pelo Ministério da Cultura, entre oito longas brasileiros, para representar o Brasil na disputa pelo Oscar em 2016, nas categorias de ‘Melhor Filme Estrangeiro’ e Melhor Atriz’, para Regina Casé, porém, não foi indicado ao prêmio.

Sinopse: Val (Regina Casé) é uma empregada doméstica pernambucana que se mudou para São Paulo para dar melhores condições à sua filha Jéssica (Camila Márdila). Certo dia, sua filha vai para São Paulo para se preparar para o vestibular, colocando em prova a suposta harmonia existente na relação de Val com a família que trabalha.

Minha Mãe é uma Peça (2013)

Inspirado na peça homônima escrita e estrelada por Paulo Gustavo, o longa Minha Mãe é uma Peça, dirigido por André Pellenz,  já virou uma série de três filmes (com previsão de um quarto), foi o filme de maior bilheteria em 2013, levando mais de quatro milhões de espectadores aos cinemas brasileiros. Seus três filmes estão disponíveis no YouTube!

Sinopse: Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mulher de meia idade, divorciada do marido (Herson Capri), que a trocou por uma mais jovem (Ingrid Guimarães). Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos, Marcelina e Juliano (Mariana Xavier e Rodrigo Pandolfo), sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles a consideram uma chata, resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos preocupados com o que teria acontecido.

Loucas pra Casar (2015)

Dirigido por Roberto Santucci, Loucas pra Casar teve uma estreia gigante em 2015, com mais de 3 milhões de espectadores e bilheteria que superou 38 milhões de reais.

Sinopse: Malu (Ingrid Guimarães) tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel (Márcio Garcia), seu atual namorado e o homem de sua vida. Um dia, Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal do namorado e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, ela descobre outras duas mulheres na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia (Suzana Pires) e a fanática religiosa Maria (Tatá Werneck). É claro que as três irão disputar a preferência do amado.

Sinopse: Telecine Play, AdoroCinema, Filmow.

_______________________________
Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC

Tags mais acessadas