Rio de Janeiro: veja a importância histórica da vitrine brasileira
Menu & Busca
Rio de Janeiro: veja a importância histórica da vitrine brasileira

Rio de Janeiro: veja a importância histórica da vitrine brasileira

Home > Lifestyle > Viagens > Rio de Janeiro: veja a importância histórica da vitrine brasileira

Cristo Redentor, Copacabana e outros pontos turísticos conhecidos descrevem o Rio de Janeiro

Conhecida como retrato do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro é uma das mais importantes para a história brasileira. A Cidade Maravilhosa é conhecida por muitos pontos turísticos e atrações culturais, mas também é marcada pela criminalidade e escândalos. Lar de grandes nomes da cultura brasileira, seu passado histórico está intrínseco com o desenvolvimento do Brasil pelos séculos.

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro. | Foto: Reprodução.

Passado do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro foi fundado como uma colônia portuária, era usado como ponto de parada para as expedições portuguesas em 1530. Até 1560, os portugueses disputaram a Baía de Guanabara com os franceses por suas qualidades estratégicas e pelo domínio da região. Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, a produção de cana-de-açúcar e graças à sua posição com o mar, o Rio de Janeiro se tornou a capital da colônia portuguesa e centro econômico e político na época. 

Em 1808, a cidade se tornaria centro do Império Português com a chegada da família real devido à invasão de Napoleão Bonaparte em Portugal. O produto que trazia riqueza, a cana-de-açúcar, foi substituído pelo café. Com a independência do Brasil em 1822, o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Império Brasileiro e centro de poder político. Movimentos abolicionistas e republicanos tiveram suas raízes na capital carioca no fim do século XIX. A cidade continuaria a ser a capital do Brasil depois da proclamação da República em 1889. 

Durante o período conhecido como A Velha República, o Rio de Janeiro estava passando por um crescimento exponencial desorganizado e surtos epidemiológicos de varíola, febre amarela e outras doenças. Um dos eventos mais notórios foi a Revolta da Vacina, uma revolta que lutava contra a obrigatoriedade da vacina para a população. O acontecimento também foi relacionado com uma série de reformas urbanas pelo prefeito Pereira Passos e campanhas de saneamento realizadas pelo médico Oswaldo Cruz.

Turismo no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é, principalmente, um ponto turístico brasileiro. É conhecida pelo país e no mundo inteiro por suas praias, museus, edifícios históricos e maravilhas que compõem a cidade, belezas naturais ou não. Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Maracanã e outras atrações trazem pessoas de todos os cantos para o Rio. 

Cristo Redentor (uma das maravilhas do Rio de Janeiro e do mundo)

Ao topo do Corcovado, 709 metros acima do nível do mar, encontra-se o Cristo Redentor, cartão postal do Rio de Janeiro e uma das sete maravilhas do mundo moderno. Inaugurada em 1931, a estátua influenciou na criação de obras culturais e é o símbolo do cristianismo brasileiro.

Estádio Maracanã

O Maracanã, Maraca ou Estádio Jornalista Mário Filho, é o estádio mais importante para a história do futebol brasileiro e um dos mais importantes para o futebol mundial. Sediou duas finais de Copa do Mundo, a abertura e o encerramento dos Jogos Olímpicos e já presenciou inúmeros jogos do Brasileirão, Copa Libertadores e outros campeonatos de futebol. Não é por pouco que é conhecido também como Templo do Futebol.

Praias de Copacabana e Ipanema

As praias cariocas carregam muita história e muitas lembranças. Duas são conhecidas pelo nome, Copacabana e Ipanema. 

Copacabana é uma praia larga, repleta de turistas durante o verão e com uma beleza natural singular. Dentro das possibilidades, um mar de águas transparentes, água de coco, praticar esportes ou apenas apreciam o quebrar das ondas na areia. 

Nos anos 1920, era mais conhecida pelo Copacabana Palace, um hotel histórico que continua sendo um dos mais importantes estabelecimentos hoteleiros do Brasil. Também já foi usada de inspiração para várias canções, poemas, peças literárias e mencionado por diversos artistas. Um símbolo icônico do bairro é a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, sentado de pernas cruzadas e de costas para a praia.

Já a praia de Ipanema tem um mar lindo e mais agitado que em Copacabana, bastante movimentada a praia tem vista para o Morro Dois Irmãos e o mais popular dos lanches, biscoito Globo com mate e limão. A praia é bastante visitada por turistas, artistas, celebridades, moradores do bairro, das comunidades no Morro e dos subúrbios. Foi inspiração de obras culturais, a mais conhecida sendo a Garota de Ipanema, feita por Vinícius de Moraes.

Um lugar tão belo tem como show de encerramento o pôr do sol com o costume de aplaudir os últimos momentos de luz do dia. Não se sabe quando o ritual começou, mas se tornou um marco da “carioquice” e seu amor pelo sol, céu e mar.

Cultura

O Rio de Janeiro apresenta uma vocação cultural desde os tempos de sua formação de sociedade. Dessa forma, tornou-se o lar de grandes nomes da literatura brasileira, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Olavo Bilac e outros tão importantes quanto.

A cidade carioca também conta com museus importantes, como o Museu Histórico Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura, o Museu de Arte Moderna e outros que compõem diversos marcos culturais.

Quanto aos principais eventos, o Rio tem o Carnaval, o Rock in Rio, Fashion Rio e a festa de Réveillon, com fogos de artifícios na praia de Copacabana.

A importância histórica do Rio de Janeiro, diz respeito também à identidade cultural brasileira. Assim, não se pode deixar de conhecer as belezas e as mazelas, elementos que compõem o principal cartão-postal do país.

____________________
Por Guilherme Schanner – Fala! Mack

Tags mais acessadas