Retrospectiva 2021: relembre os 5 momentos mais impactantes
Menu & Busca
Retrospectiva 2021: relembre os 5 momentos mais impactantes

Retrospectiva 2021: relembre os 5 momentos mais impactantes

Home > Entretenimento > Cultura > Retrospectiva 2021: relembre os 5 momentos mais impactantes

O novo ano já chegou e é época de olhar para o que passou. Com a chegada de 2022, é hora de relembrar alguns dos principais momentos de 2021 que marcaram as nossas vidas em um ano de agravamento da pandemia, perdas simbólicas e grandes crises políticas. Confira a nossa Retrospectiva 2021!

Retrospectiva 2021
Relembre momentos que marcaram o ano de 2021. | Foto: Reprodução

1) Início da vacinação no Brasil

Retrospectiva 2021
A enfermeira Mônica Calazans exibe seu cartão de vacinação. | Foto: Reprodução/G1

Dia 17 de janeiro, um domingo, próximo das 15h, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – aprovou o uso emergencial das vacinas da Coronavac (Butantan/Sinovac) e Astrazeneca (Fiocruz/Oxford) no Brasil. 

Pouco mais de uma hora após a aprovação, na cidade de São Paulo, foi iniciada a campanha de vacinação com a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos. Mulher negra, ela se tornou a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no país, e um símbolo de valorização e respeito à ciência em um dia histórico para os brasileiros.

De lá pra cá, o país já vacinou mais 75% da população com pelo menos uma dose e mais de 66% com as doses necessárias, além de aplicar a dose de reforço em 11% dos brasileiros. A evolução do processo de vacinação é um dos momentos mais importantes da Retrospectiva 2021.

2) Morte de Paulo Gustavo

Morte de Paulo Gustavo
O ator e humorista Paulo Gustavo. | Foto: Reprodução/Instagram

O ator e humorista Paulo Gustavo morreu às 21:12h do dia 04 de maio no Rio de Janeiro, vítima da Covid-19, após passar 52 dias internado. A morte do artista causou comoção nacional e internacional, com a cantora Beyoncé, de quem Paulo era fã, postando a mensagem “Paulo Gustavo Rest in Peace” (Descanse em Paz, Paulo Gustavo) na página inicial de seu site oficial.

Paulo Gustavo
As estátuas do ator Paulo Gustavo no Campo de São Bento, em Niterói. | Foto: Reprodução/Prefeitura de Niterói

Paulo Gustavo sempre fez questão de incluir sua cidade natal em seus trabalhos. E como forma de homenagear o artista após a sua morte, Niterói inaugurou no dia 22 de novembro (aniversário da cidade), duas estátuas do ator, sendo uma delas da personagem dona Hermínia, no Campo de São Bento, no bairro de Icaraí, onde Paulo viveu, um dos principais pontos turísticos da cidade e que também foi cenário de seus filmes.

Paulo Gustavo
Placa da Rua Ator Paulo Gustavo, no bairro de Icaraí. | Foto: Reprodução/Prefeitura de Niterói

Além das estátuas, o ator também foi homenageado com uma rua em seu nome, também no bairro de Icaraí. Antes chamada de Rua Coronel Moreira César, agora os moradores locais são contemplados com a Rua Ator Paulo Gustavo.

 O ator foi homenageado, também, com o Dia do Humor, em 30 de outubro, dia do seu aniversário. O projeto de lei da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro foi sancionado pelo governador Cláudio Castro como homenagem a todos os artistas do gênero no Brasil.

Rir é um ato de resistência, frase dita pelo ator em seu último trabalho na TV, virou símbolo da sua importância na arte brasileira.

3) Fuga do Afeganistão é um momento impactante da retrospectiva 2021

Retrospectiva 2021
Afegão cai do avião ao tentar fugir de Cabul, capital do Afeganistão. | Frame: Reprodução/GloboNews

Em agosto, os Estados Unidos retiraram suas tropas do Afeganistão após 20 anos de guerra. Ainda durante a retirada, os Talibãs, antigo regime autoritário do país, retomou o poder, no dia 15 do mesmo mês.

A partir de então, centenas de afegãos invadiram o aeroporto de Cabul no desespero de tentar fugir do país em alguma das aeronaves americanas que voltavam à América. Aviões militares decolaram com milhares de afegãos.

Numa dessas decolagens, uma imagem chocou o mundo: um homem caiu do avião em pleno voo. Identificado como Zaki Anwari, um jogador de futebol que chegou a atuar na seleção de base do país, o afegão foi uma das pessoas que se pendurou ao trem de pouso da aeronave e não conseguiu se segurar após a decolagem.

4) Pane global do grupo Facebook

Retrospectiva 2021
Site do Instagram fora do ar. | Foto: Reprodução

Em 4 de outubro, um momento que marcou a Retrospectiva 2021 aconteceu: Facebook, Instagram e WhatsApp saíram do ar após uma pane global nos 3 serviços. Internautas de diversos países tiveram dificuldades de acessar as redes sociais tanto pelo celular quanto pelos sites.

A queda das redes causou transtornos para usuários que trabalham e estudam por meio das empresas. Influenciadores digitais e empreendedores que anunciam produtos e serviços nas redes sociais foram alguns dos afetados pela instabilidade que chegou a durar mais de 7 horas.

A primeira suspeita é de que o causador da pane fosse um problema no registro de domínio do site (DNS), mas ao longo dos dias as informações se atualizaram. O vice-presidente de engenharia e infraestrutura do Facebook, Santosh Janardhan, disse que a interrupção foi causada no sistema que é conhecido como a espinha dorsal da comunicação do Facebook com o resto do mundo, o “backbone”.

Twitter
O Twitter virou o principal meio de comunicação durante a instabilidade. | Foto: Reprodução/ Twitter

 Em meio às horas de pane das redes, o Twitter virou o meio de comunicação mais utilizado para relatar as falhas e criar memes com a situação. O próprio perfil oficial da rede do passarinho tweetou: “olá literalmente todo mundo”.

Twitter
Usuários do Twitter fizeram memes com a pane global do Facebook. | Foto: Reprodução

5) A morte de Marília Mendonça é um acontecimento impactante da Retrospectiva 2021

Retrospectiva 2021
A cantora Marília Mendonça. | Foto: Reprodução/Instagram

Marília Mendonça morreu num trágico acidente de avião na tarde do dia 5 de novembro, no distrito de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais. A artista viajava para fazer um show na cidade quando o avião caiu pouco antes do pouso.

A morte da cantora, no auge da carreira aos 26 anos, chocou todo o país que acompanhou o resgate na esperança de ainda haver sobreviventes. A tragédia repercutiu também na imprensa internacional, que destacou a importância de Marília para a música brasileira, principalmente no sertanejo empoderado feminino, o “feminejo”.

    O velório da cantora, no dia seguinte, contou com o apoio de uma multidão de fãs que acompanhou o cortejo até o cemitério e permaneceu lá durante a cerimônia de enterro restrita a familiares e amigos.

Retrospectiva 2021
Irmão e mãe de Marília Mendonça recebem o prêmio de “melhor cantora”. | Foto: Reprodução/Brazil News

Marília estava concorrendo ao troféu de “melhor cantora” pelo Prêmio Multishow. Após sua morte, ainda antes da cerimônia de premiação, as concorrentes na categoria (Anitta, Ivete Sangalo, Iza e Luísa Sonza) decidiram, em conjunto com o festival, eleger postumamente a Rainha da Sofrência.

Ainda sobre a premiação, no palco do Prêmio Multishow Marília Mendonça foi homenageada, com Iza, Ivete e Luísa interpretando canções como “Eu sei de cor”, “De quem é a culpa” e “Como faz com ela”, sucessos de Marília. Também Dona Ruth e João Gustavo, mãe e irmão da artista, subiram ao palco para receber a premiação em nome dela.

“Ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer”, trecho da música de Marília, virou marco após sua morte.

__________________________________________________
Por Gustavo Torquato – Fala! Universidade Federal Fluminense

Tags mais acessadas