A responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma empresa ou organização tem para com a sociedade e o meio ambiente, além das obrigações legais e econômicas. Esse tema aborda problemas e processos sociais, levando em consideração sua relação com o meio ambiente.
Sem dúvida, sustentabilidade é um dos assuntos mais importantes da atualidade, pois se trata da prática de preservar o meio ambiente, para não prejudicar as gerações futuras, por meio da exploração dos recursos naturais e da degradação do planeta terra. É uma forma consciente de garantir a sobrevivência por alguns anos.
Vantagens da responsabilidade socioambiental para empresas
A principal vantagem para empresas e organizações no cumprimento da sustentabilidade é o desenvolvimento da responsabilidade ambiental e social, incorporando atitudes e iniciativas relacionadas aos impactos ambientais, além de tornar a empresa mais competitiva no mercado.
Além disso, empresas que valorizam o conceito de sustentabilidade garantirão maior credibilidade social e imagem positiva na sociedade.
Afinal, o que é responsabilidade socioambiental?
Apesar de ser um termo amplamente utilizado, muitas vezes são observados erros no conceito de responsabilidade socioambiental, ou seja, se uma empresa apenas adere às normas e à legislação ambiental e social do setor, essa ação não pode ser considerada uma responsabilidade socioambiental, caso em que está apenas exercendo sua função de pessoa jurídica que cumpre as disposições da lei para ele.
O movimento de responsabilidade socioambiental ganhou considerável impulso e organização no início da década de 1990, como resultado da primeira e segunda conferências globais sobre gestão ambiental, ocorridas em 1984 e 1991.
Em 1998, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), primeira organização internacional puramente comercial cujas atividades voltadas para a sustentabilidade, identificou que responsabilidade ambiental e social é o “compromisso permanente dos empresários em adotar práticas éticas e contribuir para o desenvolvimento econômico, enquanto melhorando a qualidade de vida de seus colaboradores e familiares, da comunidade local e da sociedade como um todo.”
Responsabilidade socioambiental também pode ser entendida como um sistema de gestão aplicado por empresas públicas e privadas para garantir a inclusão social (responsabilidade social) e ambiental.
Ela é adotada por empresas e escolas as principais ações realizadas são: inclusão social, inclusão digital, coleta seletiva, educação ambiental. Esse tipo de prática ou política existe desde a década de 1990, mas a luta pela sociedade e especialmente para a natureza tem sido mais longa, por volta dos anos 1920 o auge da luta ambiental ocorreu por volta da década de 1970, quando as ONGs ganharam força e influência em todo o mundo.
Com a internacionalização do capital (globalização), o uso intenso e quase predatório dos recursos naturais pelas empresas, ou seja, sem levar em conta possíveis danos, foi fortemente combatido desde a década de 1970 pelo movimento ambientalista.
As empresas, a fim de conquistar a confiança do público global (preocupado com a conservação e possivelmente com o esgotamento dos recursos naturais), têm buscado se adaptar a essa nova tendência com programas de conservação ambiental, meio ambiente, uso consciente dos recursos naturais. Muitas pessoas buscam seguir os códigos de qualidade fornecidos pelo programa ISO 14000 e pelo Instituto Ethos.
Desde a revolução industrial que ocorreu na Europa no século XIX, o uso de materiais, recursos naturais e a emissão de gases poluentes tornaram-se generalizados. Por outro lado, ao iniciar XX, alguns estudiosos e observadores se preocuparam com a velocidade com que os recursos naturais estão sendo destruídos e com a quantidade de resíduos que a humanidade está gerando.
O movimento pelo meio ambiente começou a surgir na década de 1920. Com o passar dos anos, esse movimento surgiu na década de 1970 e se tornou uma obrigação obrigatória na vida de todo cidadão hoje. Conceitos como gestão ambiental, desenvolvimento regional sustentável, biodiversidade, ecossistemas e responsabilidade socioambiental ganharam força e importância.
A responsabilidade socioambiental é um conceito utilizado por empresas e empresas para expressar seu nível de responsabilidade pelas questões socioambientais relacionadas à produção de bens, seus bens ou prestação de serviços, com respeito à sociedade e ao meio ambiente, buscando reduzir ou evitar possíveis riscos e danos sem reduzir os lucros.
Corresponde ao compromisso das empresas em responder à crescente consciência da sociedade, especialmente em mercados mais maduros. Trata-se da necessidade de repensar os atuais modos de produção e consumo para que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer custo, mas que sejam considerados os impactos sociais e ambientais causados pelas ações de governança corporativa.
Exemplos de programas e projetos de responsabilidade socioambiental são: inclusão social, inclusão digital, programas de alfabetização, ou seja, assistência social, programas de coleta de lixo, reciclagem, coleta de esgoto e lixo, e questões relacionadas a: resíduos industriais, reflorestamento X Desmatamento, agrotóxicos uso, poluição, entre outros.
____________________________________
Por Maryá Bernardes – Fala! Centro Universitário da Serra Gaúcha