quarta-feira, 1 maio, 24
Homecuriosidades5 animais pré-históricos mais curiosos

5 animais pré-históricos mais curiosos

Todos os dias, novas espécies são descobertas em alguns lugares do mundo. Para os arqueólogos, no entanto, a tarefa principal é descobrir informações acerca de seres vivos que já existiram na Terra e hoje estão extintos, os famosos animais pré-históricos.

Quando falamos da pré-história, o mais comum é que as pessoas se lembrem dos gigantescos dinossauros. Mas você conhece outros animais além deles? Continue a leitura para descobrir alguns dos mais curiosos!

Conheça 5 animais pré-históricos

1. Glyptodon

O Glyptodon media cerca de 3 metros de comprimento e pesava 180 quilos. Era como um tatu, porém muito maior.

A espécie era nativa do continente das Américas do Norte e do Sul e possuía hábitos alimentares herbívoros.

O fato mais assustador é que esse parente distante dos tatus modernos podia esmagar um crânio humano apenas com sua cauda!

Glyptodon
Animais pré-históricos: Glyptodon. | Foto: Reprodução.

2. Titanoboa

Uma cobra de 13 metros de comprimento que pesa mais de uma tonelada. Parece coisa dos filmes de Hollywood ou que estamos naquele filme de ficção famoso, o Jurassic Park. Mas não, esse animal realmente existiu na Terra, há 60 milhões de anos atrás!

Com a extinção dos dinossauros, a cobra dominou as selvas tropicais da América do Sul (quem garante que ainda não existe uma delas escondida por aqui? Brincadeira, não se assuste).

Suas presas eram mortas por sufocamento ou esmagamento.

Titanoboa
Titanoboa. | Foto: Óriások földjén.

3. Deinosuchus

Um primo distante dos nossos assustadores crocodilos. Media até 10 metros de comprimento e suas presas (dentinhos) eram bastante afiadas e do tamanho de uma banana!

Habitavam a América do Norte há 75 milhões de anos e se alimentavam essencialmente de tartarugas e crustáceos, mas também não gostavam de ser incomodados pelos animais terrestres e podiam matá-los facilmente.

Deinosuchus
Deinosuchus. | Foto: Raul D. Martin, National Geographic Stock.

4. Smilodon

Esse aqui você com certeza conhece: é o tigre-dente-de-sabre! A espécie dominava as florestas da América do Sul e do Norte e viveu entre 2,5 milhões e 12 mil anos atrás.

Eram felinos gigantes, que podiam pesar até 450 quilos. Suas presas frontais são sua maior característica, elas eram usadas para sua alimentação, caça e proteção. Eram capazes de comer mamutes, cavalos, porcos e lhamas.

Smilodon
Smilodon. | Foto: Wikimedia Commons.

5. Megalania Prisca

É a maior espécie de lagarto que já habitou a Terra. Podia chegar a mais de 7 metros de comprimento e 2 toneladas!

Existiu há cerca de 2 milhões e 40 mil anos e dominava a Austrália, terra conhecida por seus animais exóticos e estranhos.

Se alimentava de cangurus e até de elefantes!

Megalania Prisca
Megalania Prisca. | Foto: Anne Musser.

Viu só que interessante? Espero que você tenha gostado dessa aventura pré-histórica!

Por Maísa Siena – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul