Representatividade: 5 personagens LGBT+ mais marcantes do cinema
Menu & Busca
Representatividade: 5 personagens LGBT+ mais marcantes do cinema

Representatividade: 5 personagens LGBT+ mais marcantes do cinema

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Representatividade: 5 personagens LGBT+ mais marcantes do cinema

O movimento LGBTQI+ tem ganhado espaço em diversos setores culturais. Na produção cinematográfica, não seria diferente. De acordo com estudos realizados em 2019, pela Aliança Gay e Lésbica contra Difamação – GLAAD, a participação de personagens LGBTQI+ nos Estados Unidos em produções cinematográficas (filmes e séries) teve recorde de representatividade.

Segundo dados da ONG, dos 118 filmes lançados, 22 incluíram personagens LGBTQI+, o que representa 18,6%. Dentro desse panorama, selecionamos 5 personagens icônicos do cinema hollywoodiano e brasileiro que se destacaram nas telinhas. 

Personagens LGBT mais marcantes do cinema

Lefou (Bela e a Fera)

O ajudante atrapalhado de Gaston causou diversos debates a respeito de sua sexualidade no live-action da Disney. De acordo com a empresa, dentro do filme A Bela e a Fera traria um personagem assumido gay. Interpretado pelo ator Adam Horawitz, LeFou é o fiel escudeiro do então Gaston, interpretado por Edward Kitsis. 

LGBT
Lefou, icônico personagem LGBT. | Foto: Reprodução.

Steven Russell (O Golpista do Ano)

Contado a partir do ponto de vista de Steven Russell, interpretado por Jim Carrey, o filme drama/comédia se baseia em fatos reais do fugitivo, impostor, Steve Russell. O ‘golpista do ano’ trouxe o romance  com o amante gay de Steve, o personagem Jimmy Kemple estrelado por Rodrigo Santoro.  O filme, estreado em 2009, conta a vida do personagem que após sofrer um acidente, resolve mudar sua vida largando sua mulher, assumindo a homossexualidade e se envolvendo em vários golpes.

personagens LGBT
Steven Russell, de O Golpista do Ano. | Foto: Reprodução.

Alvo Dumbledore (Harry Potter)

Em uma entrevista, a criadora da saga Harry Potter, J.K Rowling, afirmou, em 2007, que o diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, era homossexual. Segundo a autora, Dumbledore era apaixonado pelo seu rival, Gellert Grindelwald. Os dois personagens eram amigos, mas a rivalidade começou começou depois que Grindelwald começou a se interessar pela arte das trevas. 

Alvo Dumbledore
Alvo Dumbledore. | Foto: Reprodução.

Marianne (Retrato de uma Jovem em Chamas)

Interpretada por Noémie Merlant, no filme Retrato de uma Jovem em Chamas, a personagem Marianne é uma jovem pintora contratada para fazer um retrato de Heloise, que seria presenteado a seu marido. Entretanto, Heloise se recusa a servir de modelo, então Marianne resolve ser sua serviçal e em segredo retrata em tela Heloise.

As duas, então, criam vínculo de ligação muito intenso, ao passar os dias trabalhando juntas. Reproduzido na França do século XVIII, o filme retrata a relação amorosa intensa das duas mulheres, com tom poético. 

Filmes LGBT
Marianne, de Retrato de uma Jovem em Chamas. | Foto: Reprodução.

Simon (Love, Simon)

Simon Spier leva uma vida comum, porém não conseguiu assumir a sua sexualidade à família e aos amigos. Após descobrir que há uma pessoa anônima em seu colégio se assumindo homossexual, Simon começa a enviar e-mails contando a esse colega como descobriu sua sexualidade e suas dificuldades para falar a todos que é gay.

Entretanto, seus e-mails são descobertos por uma pessoa mal intencionada que o chantageia. Simon, então, precisa ajudá-lo a conseguir sair com a garota que gosta, se não terá sua homossexualidade revelada. A comédia, que retrata a vida do personagem principal, estreou em 2018, e tem os mesmos produtores de A Culpa é das Estrelas.

movimento LGBT
Simon, um dos personagens LGBT mais queridos do cinema. | Foto: Reprodução.

__________________________________
Por Vitória Fagundes – Fala! UFRGS

Tags mais acessadas