Rap: a rivalidade entre Costa Leste e Oeste no Estados Unidos
Menu & Busca
Rap: a rivalidade entre Costa Leste e Oeste no Estados Unidos

Rap: a rivalidade entre Costa Leste e Oeste no Estados Unidos

Home > Entretenimento > Música > Rap: a rivalidade entre Costa Leste e Oeste no Estados Unidos

A rixa entre os dois lados dos EUA envolve rivalidades de gangues, hip hop e o assassinato de dois dos maiores símbolos do rap de todos os tempos

rap
Notorius B.I.G e Tupac iniciaram sua trajetória juntos. | Foto: Reprodução/Medium.

Assassinatos de Tupac e Notorious BIG são as maiores consequências da rivalidade nos EUA

​Notorious B.I.G e Tupac Shakur representam a Era de Ouro e sangue do rap nos anos 90. Durante este período, o estilo musical ainda estava muito ligado à rivalidade de gangues e diversos artistas eram associados a essas organizações criminosas. A rivalidade que começou na música foi além dos estúdios e gravadoras, chegou às ruas, o que desencadeou uma série de crimes, retaliações e vinganças. 

O crescimento da costa oeste potencializou a rivalidade

Ainda em 1991, o rapper Tim Dog, representante da Costa Leste, lançou Fuck Compton, um claro ataque a Compton, território da Costa Oeste do EUA. O leste estava incomodado com o sucesso do oeste, liderado pelo grupo de rap N.W.A. composto por Ice Cube, Dr. Dre, DJ Yella, MC Ren e Eazy-E. Foram lançadas algumas respostas de Compton, mas a rivalidade não passava de ataques e ofensas nas letras. Após sair do N.W.A. em 92, Dr. Dre abriu sua própria gravadora com seu ex-segurança Suge Knight, a Death Row Records. Com esse crescimento da costa oeste, surgiu nomes como Snoop Dog e Tupac.

As músicas de Tupac e a importância da rivalidade estabelecida no rap

Marcadas por sua militância a favor do movimento pelo direito dos negros, suas letras passaram a ser conhecidas além da Costa Oeste. Porém ainda era uma subcelebridade, famoso para os mais envolvidos com o rap, como Notorious B.I.G, também chamado de Big Poppa ou Biggie Smalls, com quem fez shows e mantinha amizade.

tupac
Tupac. | Foto: Reprodução/ Acervo Folha.

Assim como Pac, Biggie era muito conhecido no seu território, Brooklyn, em Nova Iorque. Isso se devia à sua habilidade em freestyle, mas também por ser traficante de drogas. Com seu crescimento no cenário do rap, conheceu Puff Dare, dono da gravadora Bad Boys Entertainment, com quem assinou contrato em meados de 1993.

ícones do rap
Biggie e Puff Dare, momentos antes de Biggie ser morto. | Foto: Revolt TV

No mesmo ano, Tupac foi acusado por abuso sexual. Em 1994, na semana de seu julgamento, Pac estava em um estúdio em Nova Iorque, território de Notorious, quando foi assaltado e baleado. O rapper conta que mesmo ferido conseguiu entrar no elevador e subir até o andar onde Biggie estava, ao chegar lá, disse que ele e os outros não esboçaram reação, como se já soubessem que aquilo iria acontecer. Com isso, ele achava que Biggie sabia de tudo e poderia até ser o mandante.

Tupac foi sentenciado a quatro anos e meio de prisão. Enquanto isso, Biggie e Puff, irritados pelas acusações, lançaram a música que foi o estopim da rixa entre Leste e Oeste, Who Shot Ya ou Quem atirou em você. Tupac conseguiu uma redução de pena para cumprir um ano e meio, porém, após 11 meses, Suge Knight pagou sua fiança de US$ 1,5 milhão em troca de três álbuns com a Death Row. Incomodado e se sentindo traído por Notorious, Tupac declarou guerra, lançando Hit ‘Em Up, atacando Biggie e sua esposa. 

A música fez com que a rivalidade chegasse ao público, tornando-se perigoso para Notorious fazer shows na Califórnia e Tupac se apresentar em Nova Iorque. Juntamente com Snoop Dog, Tupac lançou mais um clipe que atacando explicitamente Biggie, 2 Of Amerikaz Most Wanted, há inclusive um ator que representa o nova-iorquino.

snoop dog
Tupac e Snoop Dog durante as gravações de 2 Of Amerikaz Most Wanted. | Foto: Audioboom.

Tupac é assassinado

Em 7 de setembro de 1996, Tupac e Suge estavam em Las Vegas para assistir a uma luta de Mike Tyson. Na saída do evento, eles atacaram Orlando Anderson, membro da gangue Crips, que havia tentado assaltar um dos artistas da Death Row anteriormente. Suge era membro de uma gangue rival, os Bloods, o que garantiu maiores proporções ao ataque. Algum tempo depois, um Cadillac passou pelo carro onde estavam Tupac e Suge, um passageiro disparou 12 vezes contra Tupac, quatro atingiram o rapper, que seis dias depois morreu no hospital, por complicações causadas pelos ferimentos.

Tupac morte
Tupac e Suge Knight momentos antes da morte do rapper. | Foto: BBC Two.

Devido ao momento, Biggie foi um dos principais suspeitos, mas tinha álibis e diversas investigações apontavam que provavelmente Tupac havia sido morto por membros da gangue Crips. A morte de Tupac fez com que a rivalidade entre as costas piorasse, com membros de gangues e inocentes morrendo apenas porque moravam na costa rival, ou por vingança de alguma morte anterior.

músicas de rap
Capa do álbum Life After Death, número um da Billboard por cerca de um mês. | Foto: Reprodução/Amazon.

Notorious B.I.G é assassinado

Em 1997, Biggie viajou para a Califórnia para promover seu CD e gravar seu último clipe em vida, Hypnotize. No dia 9 de março, voltando de uma festa, Notorious levou quatro tiros no peito. Segundo testemunhas, um homem de terno azul, com um revólver da mesma cor, a bordo de um Impala, foi o assassino. Quinze minutos depois, o rapper foi declarado morto. Ele não chegou a ver o seu CD, Life After Death ou Vida após a morte. A partir disso, ainda houve muita retaliação de ambos os lados, mas também se iniciou uma campanha de paz.

Incertezas sobre os assassinatos dos ícones do rap

Ninguém foi acusado ou preso pela morte de Tupac e Biggie. Há diversas teorias, a tida como oficial é que foram mortos por gangsteres. Porém, o envolvimento de Suge Knight também é muito discutido, há quem acredite que Suge possa ter encomendado o assassinato de sua maior estrela, Tupac, quando ele teria decidido fundar sua própria gravadora, assim Tupac pertenceria sempre a ele.

Ainda há teorias que dizem que o produtor possa ter convencido um policial, fã de Tupac e dono de um Impala, que Biggie teria encomendado o assassinato, fazendo com que ele matasse Notorious.

Suge Knight
Suge Knight atualmente está preso, condenado a 28 anos de prisão por um atropelamento fatal. | Foto: Reprodução/Wikipédia.

 A rivalidade Costa Oeste e Leste teve início na música, chegou às ruas e conta com muitos segredos nunca descobertos. Fez diversas vítimas, incluindo os maiores representantes do rap dos anos 90.

_________________________
Por Eduardo Fabrício Ferreira – Fala! ESPM-SP

Tags mais acessadas