Rainha Elizabeth II: 5 curiosidades sobre o reinado da monarca
Menu & Busca
Rainha Elizabeth II: 5 curiosidades sobre o reinado da monarca

Rainha Elizabeth II: 5 curiosidades sobre o reinado da monarca

Home > Entretenimento > Cultura > Rainha Elizabeth II: 5 curiosidades sobre o reinado da monarca

Prestes a completar 69 anos de reinado em fevereiro, a trajetória da rainha do Reino Unido rendeu boas histórias. A monarca, Elizabeth II, de 94 anos, ocupa o trono desde 6 de fevereiro de 1952 e é, atualmente, a pessoa viva a reinar por mais tempo.  

​Mas essa não é a única fato curioso sobre seu reinado. Por isso, separamos 5 curiosidades sobre o reinado da vovó Betinha, apelido carinhoso adotado pelos brasileiros, que vão te deixar de queixo caído! 

Rainha Elizabeth II
A rainha assumiu o trono com 25 anos, após a morte de seu pai Jorge VI. | Foto: Reprodução/ Metrópole.

Curiosidades sobre o reinado da rainha Elizabeth II

1. A rainha enviou um recado à Lua

​Durante seu reinado, a Rainha presenciou diversos acontecimentos a nível mundial. Um deles foi o período da Guerra Fria (1947-1991). Durante a chamada ‘corrida espacial’, os Estados Unidos e a antiga União Soviética disputavam tecnologias que possibilitariam o homem de pisar na Lua pela primeira vez na história. 

Em 1969, os americanos venceram a disputa e pisaram pela primeira vez no satélite natural da Terra, com a missão Apollo 11. A Rainha Elizabeth foi convidada para enviar um recado à Lua. Na ocasião, ela escreveu: “Em nome do povo britânico, saúdo a habilidade e a coragem que trouxeram o homem à lua. Que esse esforço aumente o conhecimento e o bem-estar da humanidade”.

2. A rainha já enviou, e recebeu, milhões de cartões durante seu reinado 

A Rainha recebeu mais de 3,5 bilhões de correspondências. Mas a monarca também gosta de escrever: Elizabeth II já escreveu 45 milhões de cartões de Natal. Além disso, chegou a enviar 540 milhões de telegramas para casais do Reino Unido para parabenizá-los por suas bodas de diamantes. Rainha acessível faz assim!  

Elizabeth II
Rainha Elizabeth II. | Foto: Reprodução/ Instagram.

3. A rainha presenciou 7 papados e conheceu 11 presidentes dos EUA

Durante o reinado da rainha Elizabeth IIsete Papas católicos romanos já estiveram à frente do Vaticano (Pio XIIJoão XXIIIPaulo VIJoão Paulo IJoão Paulo II, Bento XVI e Francisco).

Além disso, a Rainha também já conheceu onze presidentes americanos: Dwight D. Eisenhower (1957), John F. Kennedy (1961), Richard Nixon (1970), Gerald Ford (1976), Jimmy Carter (1977), Ronald Reagan (1982), George H. W. Bush (1991), Bill Clinton (1994), George W. Bush (2008), Barack Obama (2011) e Donald Trump (2018).

Após muitas gafes do último presidente, Donald Trump, com a rainha, Betinha deve esperar que o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não faça o mesmo.

Elizabeth
O ex-presidente Jimmy Carter também protagonizou diversas gafes em encontros com a família real. | Foto: Reprodução/ Estadão.

4. No reinado de Elizabeth II, os casamentos reais passaram a ser televisionados

E há quem diga que a rainha não é tecnológica! Apesar de reservada, foi em seu reinado que os casamentos reais passaram a ser televisionados. No dia 6 de maio de 1960, tivemos o primeiro casamento real a ser televisionado. Neste evento a princesa Margaret Westminster Abbey se casou com Antony Armstrong Jones e criou uma nova tradição: a de televisionar todos os casamentos! No entanto, o casamento mais comentado foi a de Lady Di com o príncipe Charles, em 1981. 

Diana
Casamento de Charles e Diana em 1981. | Foto: Reprodução.

5. Em seu reinado foi criado o Ato de Sucessão à Coroa

Com a lei de sucessão da coroa, de 2013, a Princesa Charlotte já nasceu liderando! A segunda filha do príncipe William e de Kate Middleton será a primeira princesa que não será ultrapassada na linha do trono pelo nascimento de um herdeiro masculino. 

Princesa Charlotte
Princesa Charlotte na comemoração dos seus 5 anos. | Foto: Reprodução/Estadão.

​______________________________
Por Maria Júlia Melo – Fala! Uerj

Tags mais acessadas