quinta-feira, 20 junho, 24
HomeLifestyleQueda de Cabelo? Descubra 5 possíveis causas

Queda de Cabelo? Descubra 5 possíveis causas

A queda de cabelo é um problema que mexe bastante com a autoestima e pode afetar tanto homens quanto mulheres. Apesar do cabelo estar muito ligado a estética, a queda excessiva pode estar ligada a problemas de saúde que precisam ser investigados e tratados.

Por isso, veja a seguir 5 possíveis causas da perda excessiva de cabelo:

Queda de Cabelo Descubra 5 possíveis causas
Veja 5 possíveis causas de queda de cabelo. | Foto: Montagem

5 possíveis causas de queda de cabelo

1) Deficiência de vitaminas

A perda de cabelo pode estar ligada a deficiência de vitaminas no nosso corpo. Nosso cabelo precisa de nutrientes para se desenvolver bem e a falta de vitaminas como a vitamina D, B, A, E, entre outras, pode acarretar em uma queda acima do normal.

É importante procurar ajuda médica e identificar a deficiência, suplementando a vitamina específica.

2) Hipotiroidismo

O hipotiroidismo é uma doença que afeta a glândula da tireoide e passa a produzir níveis dos hormônios T3 e T4 abaixo do esperado. Essa desregulação hormonal pode causar sintomas como o aumento da perda dos fios.

Para o diagnóstico é necessário a realização de exames, e o acompanhamento e o tratamento médico são essenciais.

3) Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A SOP é uma síndrome metabólica caracterizada ciclos menstruais irregulares, ausência de ovulação, cistos nos ovários e aumento de hormônios andrógenos. Devido às alterações hormonais, a síndrome pode causar uma perda excessiva de fios.

O diagnóstico deve ser feito com o médico ginecologista e/ou endocrinologista.

4) Gravidez

Na gravidez, devido às bruscas alterações hormonais, é comum que algumas mulheres sofram com uma perda de cabelo acima do normal. Há mulheres que também sofrem com o problema após o parto.

5) Viroses

Uma causa comum de queda de cabelo são as viroses, o assunto se tornou mais discutido após a pandemia da Covid-19, em que houve muitos relatos de pessoas que sofreram com queda pós-covid. Mas a perda de cabelos pode acontecer também por conta de outros tipos de viroses, podendo se manifestar até três meses depois da infecção.

Vale lembrar que a queda de cabelo precisa ser avaliada por médicos e o sintoma pode ou não estar associado a alguma doença. Por isso, não deixe de procurar ajuda médica para tratar a queda de cabelo.

_________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS