sexta-feira, 26 abril, 24
HomeUniversidadesQuase metade dos universitários não mora com os pais

Quase metade dos universitários não mora com os pais

Quase metade dos universitários não mora com os pais. De acordo com um levantamento realizado pelo centro de pesquisas do Fala! Universidades durante o ano passado, muitos alunos das faculdades de SP deixaram a casa de seus pais ao iniciar ou continuar os estudos. Entenda melhor o caso:

universitários

43% dos universitários brasileiros deixaram a casa dos pais

Em levantamento feio pelo centro de pesquisa do Fala! Universidades revelou-se que cerca de quase metade dos universitários brasileiros deixou a casa dos pais durante faculdade. Enquanto 57% dos alunos vivem com os pais, o restante se divide entre os que moram com amigos, em repúblicas, sozinhos ou com outros familiares.

O percentual de alunos que não mora com os pais (43%) chama atenção, pois é um fator que acelera o momento em que os universitários se tornam independentes financeiramente e responsáveis por suas escolhas de consumo”

comenta Emilio Alves (DON) CEO do Fala! Universidades.

A pesquisa foi realizada no ano de 2019 com alunos das universidades Mackenzie, Anhembi Morumbi, USP, FMU, Cásper Líbero, São Judas e Fecap, todas localizadas na capital paulista.

Enquanto muitos optam por passar o período em que realizam a faculdade em repúblicas, quartos alugados ou em uma casa sozinho, tendo a vantagem da independência e maturidade, aqueles que moram com os pais acabam tendo menos preocupações como cuidar de todos os afazeres domésticos da residência e contas extras como água e luz, pois a responsabilidade é dividia entre a família, tendo mais tempo para focar nos estudos.

De acordo com o PNE, Pano Nacional de Educação, apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão em universidades e faculdades. A meta estabelecida pelo PNE é chegar a 33% em 2024.