Quase metade dos universitários não mora com os pais. De acordo com um levantamento realizado pelo centro de pesquisas do Fala! Universidades durante o ano passado, muitos alunos das faculdades de SP deixaram a casa de seus pais ao iniciar ou continuar os estudos. Entenda melhor o caso:
43% dos universitários brasileiros deixaram a casa dos pais
Em levantamento feio pelo centro de pesquisa do Fala! Universidades revelou-se que cerca de quase metade dos universitários brasileiros deixou a casa dos pais durante faculdade. Enquanto 57% dos alunos vivem com os pais, o restante se divide entre os que moram com amigos, em repúblicas, sozinhos ou com outros familiares.
O percentual de alunos que não mora com os pais (43%) chama atenção, pois é um fator que acelera o momento em que os universitários se tornam independentes financeiramente e responsáveis por suas escolhas de consumo”
comenta Emilio Alves (DON) CEO do Fala! Universidades.
A pesquisa foi realizada no ano de 2019 com alunos das universidades Mackenzie, Anhembi Morumbi, USP, FMU, Cásper Líbero, São Judas e Fecap, todas localizadas na capital paulista.
Enquanto muitos optam por passar o período em que realizam a faculdade em repúblicas, quartos alugados ou em uma casa sozinho, tendo a vantagem da independência e maturidade, aqueles que moram com os pais acabam tendo menos preocupações como cuidar de todos os afazeres domésticos da residência e contas extras como água e luz, pois a responsabilidade é dividia entre a família, tendo mais tempo para focar nos estudos.
De acordo com o PNE, Pano Nacional de Educação, apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão em universidades e faculdades. A meta estabelecida pelo PNE é chegar a 33% em 2024.