Qual a importância do incentivo à leitura durante a infância?
Menu & Busca
Qual a importância do incentivo à leitura durante a infância?

Qual a importância do incentivo à leitura durante a infância?

Home > Entretenimento > Cultura > Qual a importância do incentivo à leitura durante a infância?

O hábito da leitura é algo essencial na vida de uma pessoa. Ela é responsável por expandir conhecimentos, trabalhar a linguagem e o vocabulário, exercitar a imaginação, melhorar a interpretação, aprimorar a escrita, entre outros fatores que são extremamente importantes para o desenvolvimento humano.

Desde contos de fadas a bibliografias, os livros permitem entrar em um universo único. Eles são porta direta para sentimentos de aventura, suspense, romance, comédia e entre outros. É recomendado estimular a leitura desde criança, mas, afinal, qual a importância do incentivo à leitura na infância?

Importância do incentivo à leitura

O incentivo à leitura deve ocorrer em todas as idades, mas, principalmente, na infância. Tanto a família quanto a escola tem o papel de apresentar este universo aos pequenos. O trabalho deve ser em conjunto, pois, com essa parceria, os resultados podem ter maior eficácia ao passo que terão maior força de ambos os lados. 

leitura
A leitura é essencial em todas as idades. | Foto: Reprodução.

Podemos citar, como um dos tipos de estímulos de leitura, o hábito dos mais velhos lerem para os mais jovens. Quando os adultos criam o hábito de ler um livro às crianças, eles desenvolvem diversos fatores nelas como: memória, concentração, conhecimento de emoções, raciocínio, criatividade, reconhecimento de formas, pois a primeira leitura que a criança faz, quando ainda não é alfabetizada, é a leitura de imagem. Além disso, o fato de apresentar o mundo literário à criança, estimula que, mais tarde, ela se interesse por si mesma a ler.

Mesmo quando a criança já puder ler, é necessário continuar com esse incentivo. Levá-la a feiras literárias ou presenteá-las com livros é uma forma de fazer a literatura ser presente. Ao ler um livro, a criança poderá melhorar seu empenho, tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal, o que traz inúmeros benefícios a ela.

Os livros são um dos principais meios contra a desinformação, é um meio de conhecimento, crescimento e desenvolvimento de senso crítico  de uma pessoa. Eles são a chave para entendermos tudo o que vivemos. Incentivar a leitura desde a infância, é incentivar um cidadão melhor na sociedade.

__________________________________
Por Júlia Stavracas – Fala! Cásper

Tags mais acessadas