O hábito da leitura é algo essencial na vida de uma pessoa. Ela é responsável por expandir conhecimentos, trabalhar a linguagem e o vocabulário, exercitar a imaginação, melhorar a interpretação, aprimorar a escrita, entre outros fatores que são extremamente importantes para o desenvolvimento humano.
Desde contos de fadas a bibliografias, os livros permitem entrar em um universo único. Eles são porta direta para sentimentos de aventura, suspense, romance, comédia e entre outros. É recomendado estimular a leitura desde criança, mas, afinal, qual a importância do incentivo à leitura na infância?
Importância do incentivo à leitura
O incentivo à leitura deve ocorrer em todas as idades, mas, principalmente, na infância. Tanto a família quanto a escola tem o papel de apresentar este universo aos pequenos. O trabalho deve ser em conjunto, pois, com essa parceria, os resultados podem ter maior eficácia ao passo que terão maior força de ambos os lados.

Podemos citar, como um dos tipos de estímulos de leitura, o hábito dos mais velhos lerem para os mais jovens. Quando os adultos criam o hábito de ler um livro às crianças, eles desenvolvem diversos fatores nelas como: memória, concentração, conhecimento de emoções, raciocínio, criatividade, reconhecimento de formas, pois a primeira leitura que a criança faz, quando ainda não é alfabetizada, é a leitura de imagem. Além disso, o fato de apresentar o mundo literário à criança, estimula que, mais tarde, ela se interesse por si mesma a ler.
Mesmo quando a criança já puder ler, é necessário continuar com esse incentivo. Levá-la a feiras literárias ou presenteá-las com livros é uma forma de fazer a literatura ser presente. Ao ler um livro, a criança poderá melhorar seu empenho, tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal, o que traz inúmeros benefícios a ela.
Os livros são um dos principais meios contra a desinformação, é um meio de conhecimento, crescimento e desenvolvimento de senso crítico de uma pessoa. Eles são a chave para entendermos tudo o que vivemos. Incentivar a leitura desde a infância, é incentivar um cidadão melhor na sociedade.
__________________________________
Por Júlia Stavracas – Fala! Cásper