Qual a história da origem de Roma?
Menu & Busca

Qual a história da origem de Roma?

Home > Entretenimento > Cultura > Qual a história da origem de Roma?

Como uma das mais majestosas civilizações da antiguidade, a origem de Roma ainda é um mistério para muitos.

O grande mito

Uma das mais famosas teorias sobre a criação de Roma vem do mito romano “Rômulo e Remo”, no qual os dois irmãos gêmeos, descendentes dos gregos troianos e filhos de Marte (Deus da guerra) e da princesa mortal Rhea Silvia, são jogados ao Rio Tibre, após o golpe de estado do seu tio-avô, o Rei Amúlio.

Entretanto, a correnteza levou-os até a margem, onde foram encontrados por uma Loba que os amamentou; e logo depois, foram entregues a um casal de pastores que os criaram até a vida adulta.

Já adultos, um dos gêmeos, Remo, entrou em conflito com vizinhos e foi levado até Amúlio, que aprisionou o jovem. Rômulo então descobre toda a verdade sobre sua origem, liberta seu irmão, mata Amúlio e reinstitui o antigo Rei, Numitor, seu avô, no trono que os presenteia com uma parcela de terra que, mais tarde, depois de muitos conflitos, viria a se tornar a grande sede do Império Romano. 

origem de roma
Loba Capitolina, de Antonio Pollaiuolo. | Foto: Reprodução.

Origem histórica de Roma

A base histórica para a origem de Roma é bem mais simples que o grande mito que ronda a região. Segundo ela, a península itálica era habitada por diversos povos, dentre eles, destacam-se os latinos e sabinos que marcaram os primeiros reis da civilização romana e, logo após, foram substituídos pelos monarcas etruscos; povos estes que, com o passar dos séculos, se fortificaram e desenvolveram uma civilização que se tornaria o maior império já visto pela humanidade. 

roma
Ruínas romanas. | Foto: Reprodução.

____________________________
Por João Pedro da Costa – Fala! UFPE

Tags mais acessadas