sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCulturaPublicidade: conheça 5 livros que todo estudante deveria ler

Publicidade: conheça 5 livros que todo estudante deveria ler

A área de comunicação social se destrincha entre diversos segmentos, como o jornalismo, o cinema, as relações públicas, o marketing, o rádio e TV e a publicidade e propaganda. Focando neste último campo, a publicidade esteve presente desde que os primeiros meios de comunicação de massa surgiram, para promover ideias, pessoas e, claro, as marcas. O curso de comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda é procurado por milhares de jovens que sonham em trabalhar em grandes agências, ou dentro de empresas reconhecidas no mercado.

Assim como todo profissional, o publicitário também precisa estar se atualizando, pois esse é um mercado volátil e possui grande concorrência. Por isso, separamos 5 livros essenciais que todo estudante, profissional da área ou curioso sobre o assunto deveria ler em algum momento.

Os cinco livros essenciais para o estudante de Publicidade

1. Marketing 4.0 – Philip Kotler (fundamental para a Publicidade)

publicidade
Marketing 4.0. | Foto: Reprodução.

É inegável o peso que o professor e economista estadunidense Philip Kotler possui nos campos de administração, economia e marketing. Suas obras são sucesso por exemplificarem os fenômenos e evoluções que estão acontecendo, não só na forma como consumimos produtos, mas também em como nos relacionamos.

Lançado em 2017, com colaboração de Hermawan Kartajaya e Iwan Setianwanm, Marketing 4.0 é uma continuação dos já bem-sucedidos livros focados em marketing. Aqui, Kotler explora a passagem do marketing tradicional e mais antigo para um cenário atual e cada vez mais digital. É uma obra completa para entender como o consumidor está agindo nesse novo contexto e como as marcas devem se beneficiar diante dessa evolução.

2. A lógica do consumo – Martin Lindstrom

A lógica do consumo
A lógica do consumo. | Foto: Reprodução.

Lançado em 2018 pela editora Harper Collins, o livro do autor dinamarquês Martin Lidstrom, assim como o próprio título, procura evidenciar as razões de determinado produto vender em detrimento de outros e ser apreciado pelos consumidores.

Muito relacionado a questões de neuromarketing e psicologia do consumo, que são estratégias utilizadas por grandes marcas para permanecerem relevantes e serem lembradas a todo momento pelo público.

3. Storytelling – Histórias que deixam marcas – Adilson Xavier

Storytelling
Storytelling – Histórias que deixam marcas. | Foto: Reprodução.

No dia a dia das agências ao apresentar um projeto ou já no lançamento de uma nova campanha, ter um storytelling bem construído é a chave para o sucesso da ideia proposta. Storytelling é a proposta de transmitir uma história de maneira elaborada com narrativa envolvente. O autor brasileiro Adilson Xavier detalha bem este conceito no seu livro lançado em 2015. Aqui, ele discorre sobre casos reais de marcas famosas como Coca-Cola, Apple, Disney e tantas outras que cativaram e cativam o público através de enredos bem planejados, que alavancam as marcas, tornando-as inesquecíveis no imaginário do consumidor.

4. Roube como um artista – 10 dicas sobre criatividade – Austin Kleon

livros de Publicidade
Roube como um artista – 10 dicas sobre criatividade. | Foto: Reprodução.

Não se engane que esse livro curtinho não trará um conteúdo fantástico sobre criatividade. Em Roube como artista – 10 dicas sobre criatividade, o autor e designer Austin Kleon traz um manual de como ser criativo no cenário digital.

Kleon argumenta que, no momento em que vivemos, nada é original, então é necessário adaptar-se a experimentar o que está à sua volta, coletando inspirações e referências de outros artistas, até que chegará o momento em que, com toda essa bagagem, terá sua própria ideia. Como na famosa frase de Lavoisier “nada se cria, tudo se transforma”, no contexto da criatividade, isso também se mostra totalmente válido.

5. O poder do tempo livre – Luciano Braga

Publicidade livros
O poder do tempo livre. | Foto: Reprodução.

Outro livro de um autor brasileiro que tem feito bastante sucesso é O poder do tempo livre, do escritor Luciano Braga. Autor também do livro 333 páginas para tirar seu projeto do papel, Luciano explora temas relacionados a como é possível realizar projetos de forma otimizada e aproveitar o tempo disponível. Porém, na sua nova obra, um questionamento é feito: “todo mundo tem tempo”. A ideia é que, a partir da narrativa, você possa utilizar esse tempo extra para fazer projetos que gosta, se conhecer melhor e ser feliz nesse processo.

Um livro não somente para publicitários, mas para o público em geral que deseja aproveitar a vida ao máximo fazendo aquilo que realmente gosta. Seja um novo esporte, arriscando-se em cozinhar, ou lendo os 5 livros que estamos sugerindo com o direcionamento voltado aos estudantes de publicidade, mas que são essenciais para a nossa formação cultural principalmente.

Por Cristiane Souza – Fala! Anhembi