Também com o nome de Retinol, a vitamina A é muito importante devido à sua ação antioxidante. Por isso, ela protege a pele e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, além de contribuir para uma boa visão. Por não ser sintetizada pelo corpo humano, deve ser ingerida por meio da alimentação.
Esta vitamina protege a parte que concentra e transmite a luz que entra no olho, chamada córnea. A pouca ingestão do nutriente pode aumentar a dificuldade do indivíduo de enxergar em locais com os raios mais fracos. Além disso, também pode causar diversas alterações oculares.
Uma das formas de consumo da vitamina A é a ingestão de alguns alimentos como: ovos (a vitamina A está na gema), alguns tipos de queijo, mamão, manga, leite, batata doce, abóbora, laranja, brócolis, espinafre, pêssego, damasco, cenoura, entre outros.
Quando suplementar vitamina A?
A necessidade de suplementação só será confirmada por meio de exames de sangue. Com os resultados, é possível detectar se a pessoa tem um quadro de hipovitaminose, ou seja, falta de vitaminas no organismo.
A avaliação deverá ser realizada por um médico ou nutricionista, pois, muitas vezes, somente com uma alimentação balanceada e saudável já é possível suprir esta carência.
Referências: Vitamina A – Nutrologia. Hernani Pinto de Lemos Júnior e André Luis Alves de Lemos.