Lady Gaga nos ensina a dançar com a tristeza em novo álbum
Menu & Busca
Lady Gaga nos ensina a dançar com a tristeza em novo álbum

Lady Gaga nos ensina a dançar com a tristeza em novo álbum

Home > Entretenimento > Música > Lady Gaga nos ensina a dançar com a tristeza em novo álbum

No dia 28 de maio, Lady Gaga lançou seu sexto álbum, Chromatica. Inicialmente, seu lançamento seria em abril, mas com a crise do coronavírus, a artista decidiu postergá-lo.

Com o tempo extra do planejamento, Lady Gaga aproveitou para lançar mais um single, Rain On Me. Como Stupid Love, a música feita em parceria com a cantora Ariana Grande, tem uma batida de discoteca poderosa, o que traz uma certa nostalgia para os anos 80 (ou só pelos tempos em que se podia sair para dançar a noite inteira, antes do Covid-19). Na letra, uma mensagem:

I’d rather be dry but at least I’m alive (Eu preferiria estar seca, mas pelo menos estou viva, em português).

De vocais poderosos, as duas artistas expelem seus demônios com a música. No momento de produção, Gaga afirma ter chorado quando viu Ariana por empatia ao tudo o que ela já sofreu (como o ataque terrorista de Manchester, ocorrido durante um de seus shows no dia 22 de maio de 2017) e pediu para que ela soltasse toda aquela dor e apenas dançasse. Juntas, criaram o hit que muito possivelmente receberá o topo da Billboard Hot 100 na semana que vem.

O resto de Chromatica tem a mesma energia.

Chromatica
Lady Gaga lança novo álbum, Chromatica. | Foto: Reprodução.

Chromatica: novo álbum de Lady Gaga

Sendo um álbum conceitual, ele começa com uma faixa instrumental (o CD tem 3 dessas, denominadas Chromatica I, II e III). A partir daí, Gaga só apresenta letras e melodias tristes e honestas, que soam como um grito de liberdade junto das batidas.

Como primeiro exemplo, temos Fun Tonight, na qual Gaga canta sobre como se sente presa e grita por ajuda, dizendo adeus a quem lhe deixa mal. Apesar de ser uma melodia pesada, sobre o peso da fama e de pessoas aproveitadoras, é impossível não se divertir com ela (mesmo que a cantora afirme não se divertir hoje na letra).

Já na oitava faixa, 911, a artista dança ao som das vozes sabotadoras de sua própria cabeça que a dizem não ser boa o suficiente. A música tem um som que recorda um estado mental maníaco, ou seja, euforia após uma crise depressiva.

Todas as músicas do sexto projeto de Lady Gaga têm batidas de discoteca e não perdem a energia em um momento sequer. Ainda assim, Chromatica tem umas das letras mais melancólicas de todos os trabalhos dela.

Desse modo, a artista nos dá vontade de dançar sob a chuva , pulando em poças, aproveitando o mau tempo — como é falado em Rain On Me. Com seu sexto disco, Lady Gaga mostra a força curandeira das próprias tristeza e arte e nos desafia a fazer o mesmo.

_____________________________________
Por Domitilla Mariotti – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas