Projeto Tamar: saiba o que é, quando surgiu e qual sua missão
Menu & Busca
Projeto Tamar: saiba o que é, quando surgiu e qual sua missão

Projeto Tamar: saiba o que é, quando surgiu e qual sua missão

Home > Notícias > Urbano > Projeto Tamar: saiba o que é, quando surgiu e qual sua missão

Conheça a origem do Projeto Tamar e seu objetivo

Em um cenário em que as tartarugas marinhas já estavam entrando na lista de animais em extinção, um grupo de estudantes da Faculdade de Oceanografia da FURG percebeu que não havia nenhum registro de estudo ou trabalho para preservação de vida marinha no Brasil. 

Naquela época, o grupo estava organizando viagens ao litoral do país para ter um melhor entendimento sobre o tema acerca das ilhas oceânicas, e presenciou a morte de onze tartarugas marinhas, causada por pescadores, na reserva biológica de Atol das Rocas. Sendo assim, no fim dos anos 70, surgiu a ideia de criar uma instituição dedicada à conservação das tartarugas marinhas.

O que é o Projeto Tamar

O Projeto Tamar surgiu pouco tempo depois, em janeiro de 1980, e a abreviação das palavras “tartaruga” e “marinha”, que trouxe “Tamar”, foi necessária para a elaboração das placas de identificação das tartarugas marcadas para estudos. “Tamar” agora passou a ser um sinônimo para o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas.

tartaruga
    Tartaruga em Ubatuba. | Foto: Acervo Projeto Tamar.

A principal missão do Tamar é devolver às tartarugas seu ciclo que foi interrompido pela falta de preservação da vida marinha. Por serem animais migratórios e com uma expectativa de vida longa, elas têm um grande ciclo muitas vezes impedido, já que as tartarugas atingem a idade adulta apenas com trinta anos. Logo, uma recuperação populacional é muito difícil e demorada. 

Protegendo as desovas, promovendo a sobrevivência das cinco espécies que passam pelo Brasil e suas recuperações populacionais, o Projeto presenciou, em sua trigésima quinta temporada reprodutiva monitorada, um total de 26 mil ninhos, em torno de 2,5 milhões de filhotes chegando ao mar, em 35 anos, devolveram mais de 25 milhões de filhotes à natureza.

o que é Projeto Tamar
Tartarugas em Florianópolis. | Foto: Acervo Projeto Tamar.

Contando com o patrocínio da Petrobras, a instituição conta com 22 unidades espalhadas pelo nordeste, sudeste e sul do país. Apenas 6 de suas bases são abertas ao público, sendo elas:

  • Fernando de Noronha (PE);
  • Oceanário de Aracaju (SE);
  • Praia do Forte (BA);
  • Arembepe (BA);
  • Vitória (ES);
  • Ubatuba (SP);
  • Florianópolis (SC).

O valor do ingresso varia dependendo da unidade, custando entre R$ 10 e R$ 32. Devido à pandemia, algumas atrações do Projeto Tamar podem estar fechadas.

______________________
Por Fernanda de Andrade Silva – Fala! Cásper

Tags mais acessadas