quinta-feira, 21 novembro, 24
HomeNotíciasPresos são transferidos para o Acre pela PCAM e PMAM

Presos são transferidos para o Acre pela PCAM e PMAM

Dois presos, Maycon Ítalo, de 33 anos, e Ronieres Santos, de 29 anos, foram transferidos de Pauini, no Amazonas, para Rio Branco, no Acre. A transferência aconteceu na sexta-feira (4), e contou com o apoio da Polícia Civil (PCAM) e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

presos - acre
Entenda como ocorreu a transferência dos presos. | Foto: Divulgação

Conforme o escrivão André Chaparro, gestor da 63ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município, os homens foram presos em flagrante, em Pauini, em julho de 2021, por equipes da PCAM e da PMAM, pelo crime de tráfico de drogas.

“Durante a prisão, foi constatado que eles tinham mandados em aberto, da justiça do Acre, pelo crime de organização criminosa. Eles haviam fugido do estado vizinho para praticar crimes em Pauini”, destacou a autoridade policial.

Os dois foram transferidos após decisão judicial da Justiça do Acre. Eles cumprirão as penas pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas em um presídio acreano.

Tráfico de drogas no Amazonas

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no estado, a maconha corresponde a 93% das apreensões de drogas, com 17,8 toneladas apreendidas. A cocaína corresponde aos 7% restantes, o equivalente a 1,3 tonelada. 

Ainda de acordo com a secretaria, só em 2021, houve mais de 9.600 prisões no Estado, um crescimento de 8% na comparação ao ano anterior. 

Os números apontam que, por dia, a Polícia Militar e a Polícia Civil do Amazonas efetuaram uma média de 27 prisões de criminosos, grande parte deles envolvidos com o tráfico de drogas. Só esse delito representou 31,3% das detenções efetuadas em 2021, que somaram 3.123prisões.

____________________________________________
Por Romário Vieira – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

ARTIGOS RECOMENDADOS