Posso vender na Eduzz só com CPF ou preciso de um CNPJ?
Menu & Busca
Posso vender na Eduzz só com CPF ou preciso de um CNPJ?

Posso vender na Eduzz só com CPF ou preciso de um CNPJ?

Home > Notícias > Mercado > Posso vender na Eduzz só com CPF ou preciso de um CNPJ?

A Eduzz, plataforma de marketing de afiliados, permite que produtores vendam produtos com seu CPF e CNPJ. O intuito da empresa é facilitar a relação entre afiliados e produtores de conteúdo, oferecendo suporte em suas transações.

O uso do CNPJ, porém, pode ser benéfico em determinadas situações e, até mesmo, necessário. Dito isso, saiba, a seguir, se é possível vender na Eduzz com CPF ou se é preciso um CNPJ.

Como vender na Eduzz usando o CPF?

A Eduzz permite que seus produtores de conteúdo e afiliados se cadastrem com seu CPF. O usuário, porém, deve seguir regras sobre dados bancários e termos de uso da plataforma. Isso vale para aqueles que se cadastram com seu CNPJ, com regras e termos de uso específicos para o caso.

Então, fica a critério do produtor e do afiliado como será realizado o cadastro. Além disso, a empresa permite que PJ troque para PF e vice-versa. A possibilidade de alteração permite uma liberdade ao usuário de ingressar na plataforma sem dificuldades.

A escolha por CPF ou CNPJ ocorre durante o primeiro cadastro na Eduzz, onde o usuário encerra todos os seus dados no site, incluindo os bancários.

O uso do CNPJ é obrigatório?

A empresa não exige que seus usuários utilizem um cadastro específico, seja em PF ou PJ. Essa decisão cabe ao produtor ou afiliado, pois a Eduzz permite que eles ingressem de maneira simples e imediata.

Questões jurídicas e tributárias, no entanto, trazem a necessidade do uso de um CNPJ por afiliados e produtores. Antes de adentrar qualquer plataforma de marketing de afiliados, é preciso estudar esses tópicos.

Afiliados

O afiliado possui liberdade no momento de se inscrever em empresas como a Eduzz. Não há nenhuma obrigatoriedade pelo uso do CNPJ, contudo, criadores de conteúdo buscam, na maioria das vezes, afiliados PJ.

A razão para essa preferência é que, uma relação entre PF e PJ é mais complexa, tributariamente. A empresa deve pagar determinadas taxas ao prestador de serviços, como contribuição previdenciária, porém, pela plataforma, ele paga, apenas, a porcentagem do valor do produto vendido.

Por isso, ser CNPJ dentro de plataformas como a Eduzz (caso seja afiliado) não é obrigatório, mas sim, um atrativo para produtores de conteúdo.

Produtores

A relação entre os produtores, afiliados e a plataforma é mais complexa. O vendedor é obrigado a emitir uma nota fiscal para cada produto vendido pelo site, uma maneira de registrar as vendas pelo produto e serviços comercializados.

Para emitir uma nota fiscal, é necessário um CNPJ, pois apenas empresas (Pessoas Jurídicas) podem emitir o comprovante. Por essa razão, há a obrigatoriedade para produtores de conteúdo.

Mesmo que a Eduzz permita o cadastro de produtores com seu CPF, questões burocráticas exigem o CNPJ.

EDUZZ CPF DADOS CARtões de crédito
Posso vender na Eduzz só com CPF ou preciso de um CNPJ?

Como emitir um CNPJ para cadastrar na Eduzz?

Para emitir um CNPJ, o produtor (ou qualquer interessado) irá abrir uma empresa. Esse processo pode ser realizado gratuitamente, por meio do Portal do Empreendedor. Outro meio é contratar empresas especializadas, que irão avaliar quanto custará seu negócio e os melhores meios.

O produtor poderá se cadastrar como MEI (microempreendedor individual) ME (microempresa).

O produtor irá cadastrar um nome para sua empresa, um endereço, entre outras burocracias. Após realizado o processo e o contrato for assinado, um número CNPJ será emitido.

______________________________________________

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas