sexta-feira, 19 abril, 24
HomeMercadoPor que os produtos coreanos voltados para o skincare são famosos?

Por que os produtos coreanos voltados para o skincare são famosos?

Os produtos de skincare coreanos têm feito muito sucesso e não é de hoje. Opondo-se à indústria norte-americana e europeia, os cosméticos carregam o conceito de naturalidade, tratam a pele e utilizam ingredientes incomuns.

De fato, a indústria K-Beauty ficou muito conhecida nos últimos anos por conta das redes sociais, influencers e, até mesmo, por conta dos artistas de K-pop. Porém, os que estão mais ligados nas tendências de beleza já acompanham essa indústria há anos. Mas no que exatamente ela se diferencia?

skincare
Por que os produtos coreanos voltados para o skincare são tão famosos? | Foto: Reprodução.

Skincare e produtos coreanos

Para entender o conceito dos produtos de beleza coreanos, precisamos voltar um pouco no passado, mais especificamente na época dos Três Reinos da Coreia (57 a.C. – 668 d.C.). Influenciados por ideias budistas e confucionistas, os coreanos acreditavam no “Shi”, força vital que era passada de pais para filhos, essa força estava presente tanto no interior quanto no exterior, sendo assim, era essencial preservar a pele da forma mais natural possível.

Para garantir a pele clara, perfeita e transmitir a simplicidade, vários rituais utilizando máscaras, pós de rosa, arroz, cera de abelha e óleos naturais eram aplicados, tanto por homens quanto por mulheres. Foi assim que a cultura de maquiagem se tornou pioneira não só por suas técnicas, mas pelos ingredientes 100% orgânicos e incomuns utilizados.

Com o crescimento das indústrias nesse ramo, a Coreia não ficou para trás e começou a investir pesado em pesquisa e desenvolvimento. A Coreia é o quinto país que mais investe nesse setor – segundo o  Industrial Research Institute – permitindo, dessa forma, que seus produtos estejam até 14 anos à frente do resto do mercado ocidental, com fórmulas, ingredientes, processos e embalagens inovadoras.

Atualmente, é comum encontrar produtos desenvolvidos por eles utilizando desde óleos derivados de plantas e ervas até veneno de cobra e muco de caracol, criando um cenário totalmente diversificado para uma demanda extremamente exigente. Os coreanos consomem quase duas vezes mais que seu salário em produtos de beleza, desejando alçar a pele com a textura perfeita e de forma natural, diferente dos costumes ocidentais, que acabam utilizando produtos mais pesados para esconder qualquer imperfeição. Além disso, o estímulo começa cedo, crianças desde a pré-escola têm aulas destinadas a aprender a aplicar filtro solar e adultos e jovens utilizam preparos para pele com tónicos, vitaminas e cremes.

Dessa forma, pode-se perceber o motivo de marcas ocidentais ficarem tanto de olho na indústria cosmética coreana, o famoso BB cream, por exemplo, ganhou fama no ocidente em 2012, enquanto já era febre na Coreia 20 anos atrás.

Sendo assim, elencamos os motivos e fórmula do sucesso da K-beauty:

1. Consumidor local muito exigente;
  2. Alta demanda por parte da população como um todo;
  3. Desenvolvimento avançado e pioneirismo em várias técnicas e produtos;
  4. Ingredientes incomuns;
  5. Influência pelas redes sociais e artistas;
  6. Foco no tratamento para uma pele perfeita e não cobertura de imperfeições.

E é assim, com uma tradição milenar de cuidados para pele, óleos naturais, produtos antienvelhecimento e consumidores com uma pele impecável, que as marcas coreanas ganham cada vez mais força no mercado internacional e são utilizadas por muitos em uma rotina de skincare.

_____________________________
Por Barbara Contini – Fala! Cásper