Menu & Busca
Por que o mês de agosto é tão longo?

Por que o mês de agosto é tão longo?


meme mês de agosto
A Internet está repleta de memes sobre o mês de agosto ser longo demais

O mês de agosto chegou e com ele vem a sensação de estarmos no mês mais longo do ano – embora ele tenha apenas e normais 31 dias. Em agosto o tempo parece se arrastar, os dias parecem durar mais e esse mês parece que nunca mais vai ter fim.

Entenda o motivo do mês de agosto parecer tão longo e dicas para superar ele.

NETFLIX: CONFIRA O CATÁLOGO DE AGOSTO

Agosto, mês do desgosto

No século 16, época das grandes navegações, era em agosto que as caravelas iam ao mar. Assim, as namoradas dos navegadores nunca casavam neste mês já que, além de não poder desfrutar da lua-de-mel, poderiam passar rapidamente da condição de recém-casadas para a de viúvas.

Segundo o escritor Mário Souto Maior, a tradição se consagrou com a frase “casar em agosto traz desgosto”, que foi resumida para nossa conhecida “agosto, mês do desgosto”.

A fama de mês agourento cresceu no século 20, graças a acontecimentos como o suicídio de Getulio Vargas, (24/8/1954), e a renúncia de Jânio Quadros (25/8/1961). Juscelino Kubitschek faleceu, já como ex-presidente, em um acidente de automóvel no dia 22 de agosto de 1976.

meme sobre o mês de agosto
Meme sobre o mês de agosto ser longo. Foto: twitter

Mas a má fama de agosto não é exclusividade da cultura lusobrasileira. Os romanos, no século 1, acreditavam que um dragão passeava pelo céu noturno em agosto (mês, aliás, batizado por eles em homenagem ao imperador Augusto). O monstro nada mais era do que a constelação de Leão, mais visível nessa época do ano.

Mera coincidência?

Desastres do século 20 endossam a fama de agosto

  • Início da 1ª Guerra Mundial: 1º de agosto de 1914
  • Hitler assumiu o governo na Alemanha : 3 de agosto de 1932
  • Ataque nuclear à Hiroshima e Nagazaki: 6 e 9 de agosto de 1945
  • Início da construção do Muro de Berlim: 13 de agosto de 1961
  • Morte de Marilyn Monroe: 5 de agosto de 1962

Curiosidades sobre o mês de agosto

  • O nome agosto foi dado pelos romanos em homenagem ao imperador Augusto, e como vaidade e inveja sempre estiveram presentes entre os homens, ele não quis ficar atrás de Julio César e fez questão que agosto também tivesse 31 dias como o julho de Julio.
  • O mês de agosto também ficou conhecido como “mês do cachorro louco” devido a maior proliferação do vírus da raiva durante o século 16, o que mudou com a maior imunização dos animais.
  • Na Argentina havia uma crença de que lavar a cabeça durante o mês de agosto chama a morte.
  • Na África o dia 24 de agosto é conhecido como “dia em que o Diabo anda solto”.
Meme agosto longo
Meme Agosto tem 360 dias

5 Dicas para superar o mês de Agosto

1 – Sabemos que o salário mal dura nos meses comuns, imagina em agosto, não é? Neste caso, o controle financeiro deve ser ainda maior. Para evitar gastos desnecessários e, quem sabe, sobrar aquele troco no final, é bom anotar o valor de tudo o que você vem consumindo para perceber onde está gastando mais. Veja nossas dicas de aplicativos para desinstalar e economizar uma grana.

2 – Outra dica valiosa para fazer com que o dinheiro dê para o mês todo é pagar todas as contas fixas e dividir o valor que sobrar por cinco, já que temos não quatro, mas cinco semanas em agosto! Dessa forma, você sabe exatamente o quanto pode gastar por semana e não corre o risco de extrapolar.

3 – Para evitar desgaste e fadiga, é importante ter um momento para você. Que tal iniciar aquele livro que está parado na estante pedindo para ser lido? Com certeza até o final de agosto você terá lido o livro inteiro e quem sabe já estar na metade de outro.

4 – Ter um hobby pode ajudá-lo. Vale fazer uma caminhada, começar um blog, tirar fotos. Qualquer coisa que você goste. Assim, o tempo vai passar mais rápido em agosto.

5 – Aproveite bem o seu horário de almoço. Nem pense em voltar ao trabalho antes do tempo. Esse momento de pausa no meio do dia é crucial para enfrentar o resto do dia com um novo gás.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas