O marketing digital é uma estratégia de vendas online cada vez mais utilizada por empresas de todos os portes. Mas se você ainda não percebeu por que investir em marketing digital, este artigo explicará os benefícios e a importância da estratégia. Leia e entenda mais. Boa leitura!
Quais os benefícios do marketing digital?
Pessoas que ainda têm algum tipo de resistência ao marketing digital podem se questionar sobre os benefícios do marketing digital. Afinal, vale mesmo a pena investir em marketing digital?
A melhor resposta para esse questionamento é apresentar os benefícios que essa ação de marketing gera. Aqui, separamos algumas delas. Confira a lista!
1. Interatividade
Um dos benefícios do marketing digital é a possibilidade de interação entre empresa e cliente. Independente da época, uma indicação da marca feita por um cliente sempre tem o seu valor, o famoso boca a boca. Não é porque vivemos uma era digital que esse modelo de divulgação tenha caído em desuso. Muito pelo contrário.
As redes sociais permitem que ele fique cada vez mais forte. Sendo assim, nada melhor do que ter um bom relacionamento com o cliente, certo? Para isso, a interação da marca com o consumidor é fundamental. Por meio desse recurso, é possível descobrir mais rápido, quase instantaneamente se o serviço agradou, prestar o devido atendimento, etc. Desse modo, o cliente se sente atraído pela marca e faz a divulgação da empresa para seu círculo social.
2. Mensuração de resultados
Investir em marketing digital tem uma vantagem bem interessante em relação às outras campanhas: a possibilidade de mensurar dados. Enquanto não é possível saber com precisão em quantas vendas resultou um anúncio em outros meios de divulgação, no marketing digital é possível saber todo o alcance da campanha.
Nas propagandas feitas por meio de redes sociais, por exemplo, é possível saber quantas pessoas viram o anúncio, quantas curtiram, o que comentaram e ainda quanto desse engajamento se reverteu em vendas. Assim, fica muito fácil saber se a campanha está obtendo bons resultados ou se precisa ser substituída.
3. Direcionamento
Outro benefício de investir em marketing digital é o direcionamento. Com o marketing digital é possível descobrir mais rápido o perfil dos clientes da empresa e, com isso, criar estratégias específicas para esse público. Dessa maneira, as chances da campanha resultar em vendas são muito maiores e a economia é considerável.
4. Ampliação de público
Na internet não existem fronteiras. Isso significa que uma campanha de marketing digital pode atingir mais pessoas do que apenas aquelas que moram ou trabalham perto da empresa. Assim, as chances de expandir o público por meio do marketing digital são enormes.
5. Possibilidade de competir com empresas maiores
Ainda está se questionando sobre por que investir em marketing digital? Competir com grandes empresas do seu setor parece ser um motivo bom o suficiente para você investir no marketing digital? Com o marketing digital a empresa não precisa investir muito dinheiro em comparação a outros meios de comunicação, como TV. O preço para investir em campanhas de marketing digital sai mais barato e faz com que você amplie seu público, abrindo a possibilidade de competição mais justa com outras empresas.
6. Autoridade de marca
Quando uma empresa tem um blog corporativo e redes sociais nas quais responde dúvidas sobre o seu mercado, ela se demonstra ser uma autoridade naquele assunto. Como consequência, o público sente confiança na marca e não apenas para esclarecer dúvidas, mas também para consumir. Além disso, a confiança na empresa também cresce entre outras empresas do setor e na mídia. Em relação à colocação da marca na internet, um blog ou rede social da empresa que tenha a confiança do público fica melhor rankeada no Google.
Por que investir em marketing digital?
Investir em marketing digital é uma necessidade para qualquer empresa que queira crescer no atual mercado. Com o poder de alcance da internet, cada vez mais empresas têm investido suas ações de marketing para o espaço virtual. Como consequência, negócios que relutam em tomar a mesma atitude acabam perdendo espaço no mercado para as concorrentes. Deixar de investir em marketing digital é abrir mão da chance de levar a empresa a mais pessoas. É o mesmo que abrir uma loja, mas manter as portas abaixadas.
Por outro lado, empresas que investem em marketing digital ampliam o número de clientes, o potencial da empresa e ainda economiza com divulgação, já que esse modelo de marketing permite medir o nível de sucesso das campanhas em tempo real. Assim, se uma ação não der certo, é possível modificá-la com mais agilidade.
Quanto custa investir em marketing digital?
Você provavelmente já está se perguntando quanto custa investir em marketing digital. É caro? Isso depende do plano de marketing digital que você vai contratar para a sua empresa. Considerando a média de preços, é possível afirmar que existem dois planos de marketing digital, o básico e o mais avançado.
O plano mais básico de marketing digital custa cerca de R$ 250 mensais mais R$ 20 por dia para custear o valor dos anúncios no Google. Os R$ 250 servem para custear o valor de criação, hospedagem e manutenção do site profissional.
A segunda opção de plano é o avançado e esse custa em média R$ 4.985 com direito a assessoria de imprensa, administração e estratégia no Youtube, remarketing de anúncios no Google, orçamento SEO, manutenção de site profissional, gestão de redes sociais, anúncios em redes sociais e muito mais.·
Qual a importância de investir no marketing digital?
Como você já percebeu, o marketing digital tem oferecido inúmeros benefícios para a empresa. Resumidamente, podemos afirmar que a importância de investir em marketing digital é manter a empresa competitiva no mercado, fazendo com que ela cresça cada vez mais. Por isso, se você ainda se questiona quando investir em marketing digital, saiba que você precisa fazer isso o mais rápido possível. O ideal é investir no marketing digital desde o começo do negócio para fazê-lo crescer de mais rápido.
Mas se sua empresa já começou há algum tempo e ainda não investe em marketing digital não tem problema. Ainda há tempo para utilizar essa estratégia a favor da sua marca. A seguir, a gente te explica como investir em marketing digital.
Faça treinamento de marketing digital com Ricardo Nazar
Se você foi convencido de por que investir em marketing digital, então não fica difícil entender por que você deve investir em treinamento de marketing digital. Essa é sua chance de levar o marketing digital para os seus negócios e fazer sua marca crescer.
Mas como investir em marketing digital? Simples. O consultor de marketing Ricardo Nazar oferece o treinamento de marketing digital tudo que você precisa para a sua empresa. Com 12 anos de experiência nas áreas de Gestão Estratégica, Marketing e Vendas, Ricardo Nazar ensina as técnicas do marketing junto às de vendas.
Enquanto você lia este artigo sobre por que investir em marketing digital, Ricardo Nazar ajudava outras marcas a se destacarem. A sua pode ser a próxima. Entre em contato e saiba mais.
_________________________________
Por Rosamaria Santos – Fala! UFRJ