Por que 13 de julho é o Dia Mundial do Rock? Conheça a história da data
Menu & Busca
Por que 13 de julho é o Dia Mundial do Rock? Conheça a história da data

Por que 13 de julho é o Dia Mundial do Rock? Conheça a história da data

Home > Entretenimento > Por que 13 de julho é o Dia Mundial do Rock? Conheça a história da data

Beatles. Elvis Presley. David Bowie. Kurt Cobain. Legião Urbana.  O que esses nomes têm em comum? Talvez ao ler cada um destes, você só consiga pensar nas músicas que cantavam. Sim! Aí está a semelhança. Todos são grandes estrelas do rock’n roll. Nesta terça-feira, 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock. Apesar do nome, a comemoração nesta data é reconhecida apenas no Brasil.

O rock é um gênero musical marcado pela presença de guitarras, baixo e bateria. Em algumas ocasiões, como costumava fazer o Queen, há também o uso de teclado e outros instrumentos. Além disso, esse estilo é também conhecido por trazer um ritmo bem contagiante e que faz as pessoas se movimentarem. Quem nunca viu alguém balançando a cabeça de cima pra baixo, como o Slash (Guns N’ Roses) , durante um alto som de rock?

Outra característica do rock é a divisão que o gênero tem como: Indie Rock (Arctic Monkeys;Nirvana), Heavy Metal (Iron Maiden, Judas Priest), Hard Rock (Guns N’ Roses. Bon Jovi), Punk Rock (Inocentes, Green Day) entre outras.

Mas além das principais canções e artistas que marcaram a história do rock, você sabe por que dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock no Brasil?

dia mundial do rock
Conheça o Live Aid, evento que deu origem a data. | Foto: Montagem/Reprodução.

Saiba por que 13 de julho é o Dia Mundial Rock no Brasil

Em 13 de julho de 1985, o festival de rock beneficente Live Aid aconteceu, simultaneamente, em Filadélfia nos Estados Unidos e em Londres no Reino Unido. Organizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure, o objetivo do evento era arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. Estima-se que pela extensão do evento, cerca de 150 mil libras tenham sido alcançadas para o cumprimento da missão. 

As apresentações ocorreram no Wembley Stadium (Londres) e no John F. Kennedy (Filadélfia). O festival se tornou uma das maiores transmissões de todos os tempos. Cerca de mais de 1,5 bilhão de espectadores em mais de 100 países prestigiaram o festival. Segundo dados oficiais do evento, cerca de 40% da população mundial curtiu muito rock neste dia da década de 80.

O Live Aid contou com performances memoráveis de bandas que estão na história do rock mundial. Por exemplo, foi neste mesmo evento que Freddie Mercury fez sua incrível interpretação de Bohemian Rhapsody. O festival beneficente também contribuiu para alavancar a carreira da banda U2. Depois da performance no Live Aid, o grupo se tornou um sucesso mundial.

Além disso, outros grandes nomes também estiveram presentes como a cantora Madonna, Phil Collins, Judas Priest e muito mais.

Confira a apresentação de Bohemian Rhapsody, do Queen, durante o Live Aid. | Fonte: Youtube.

Dois anos após o Live Aid, duas rádios brasileiras, a 89 FM e a 97 FM, começaram a celebrar o Dia Mundial do Rock em 13 de julho. Por isso, em razão destes comentários que surgiram na data, no Brasil, este foi o dia escolhido para comemorar o gênero musical.

Por isso, no Dia Mundial do Rock, não deixe de aumentar o volume para ouvir suas canções preferidas do rock and roll!

______________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas