terça-feira, 23 abril, 24
HomeCulturaCrítica: ‘Pessoas Normais’, o livro da década, mas não para todos

Crítica: ‘Pessoas Normais’, o livro da década, mas não para todos

Pessoas Normais é um romance escrito pela autora irlandesa Sally Rooney, publicado em 2018. Desde sua publicação, é um livro que vem causando um certo desconforto aos leitores, tanto pela escrita diferenciada quanto pela grande realidade que é descrita nas páginas.

‘Pessoas Normais’ de Sally Rooney é um livro diferenciado
‘Pessoas Normais’ de Sally Rooney é um livro diferenciado. | Foto: Reprodução/Montagem.

Nesse livro, nós conhecemos pessoas que são extremamente parecidas e diferentes ao mesmo tempo.

Marianne Sheridan e Connell Waldron estudam no mesmo colégio da Irlanda, enquanto a garota é considerada esquisita e sempre é excluída por todos, Waldron é adorado, popular e está no time de futebol da escola.

Os dois já se conhecem, até porque a mãe do garoto trabalha na casa dos Sheridan, mas fingem que nunca se viram na vida e se ignoram completamente, até descobrirem uma sintonia que nunca sentiram com ninguém.

Pessoas Normais não é só romance

Pessoas Normais é um livro que vai muito além de um simples romance, é um livro sobre relações, sejam elas amorosas, familiares, entre amigos e principalmente pessoais. Sally Rooney foi muito cirúrgica nos assuntos que ela quis que fossem abordados no livro, e mesmo sendo um livro curto, não é tão rápido e simples de ler, já que muitas partes te deixam com uma pulga atrás da orelha e te fazem repensar sua vida, atitudes e caminhos.

Uma história sobre a pessoa certa na hora errada, a falta de comunicação e o que ela pode causar, traumas familiares, autoconhecimento e um retrato real da vida e que ela não para, por mais que as situações não sejam agradáveis, a vida continua seguindo.

É um livro que deve ser lido no momento certo, se não, é impossível funcionar e fluir, já que ele cutuca as feridas que todos temos, fazendo com que os leitores se identifiquem com os protagonistas, mesmo não querendo.

O livro de Sally Rooney ganhou uma adaptação no Hulu

Com o grande sucesso do livro no mundo inteiro, Pessoas Normais ganhou uma série no Hulu, que é tão boa quanto o livro, mostrando uma fidelidade absurda à história escrita. Arrebatador. Escrita impecável. Realidade nua e crua. Sally Rooney criou uma obra de arte.

‘Pessoas Normais’ é o livro da década, mas não para todos
‘Pessoas Normais’ é o livro da década, mas não para todos. | Foto: Maria Mesquita.

__________________________________________

Por Maria Mesquita – Fala! São Judas

ARTIGOS RECOMENDADOS