O Dia dos Pais está se aproximando e, ao que tudo indica, muitos filhos já decidiram qual será o presente escolhido. Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa SoluCX, cerca de 40% dos brasileiros vão dar uma camisa e 20% vão dar um perfume.
Independente de qual seja a opção, a economia deve pesar na decisão, até porque, a inflação média em todos os produtos está afetando o orçamento da população. A expectativa é que a metade dos consumidores gaste até R$ 100. No ano passado, o ticket médio para o Dia dos Pais foi de R$ 184.
Comércio está otimista com nova data
Os comerciantes estão esperançosos com a próxima data comemorativa. A expectativa é que as vendas sejam maiores que no ano passado, em especial nas lojas físicas. Com o aumento de pessoas circulando pelas cidades, é possível esperar que haja um movimento maior em estabelecimentos presenciais, embora a facilidade da internet continue sendo atrativa para os consumidores.
Mesmo que as pessoas não gastem tanto agora em agosto, caso haja mais consumidores, isso já poderá compensar. Por esse motivo também que o intuito agora é atrair a atenção de mais clientes para as lojas.
Além do foco no atendimento, oferecer novos produtos é uma forma de conquistar a clientela. Até porque, como visto, os consumidores ainda são conservadores na hora de pensar em um presente para o dia, e preferem alternativas tradicionais, como camisetas e perfumes.
Marcas lançam novidades
Perto do Dia dos Pais, algumas marcas aproveitam para mostrar novos produtos, que podem servir de opção aos presentes. Um exemplo é o Boticário que lançou o Malbec Ultra Bleu, uma versão diferente do perfume que já conquistou vários consumidores, mas com o frescor mais intenso. De acordo com a Revista Boticário, porém, a fragrância é uma edição limitada, ou seja, poderá não ser mais encontrada nos próximos meses.
Por conta da data comemorativa, a marca de cosméticos anunciou ainda o desconto de 15% nos produtos de toda a linha Malbec e fez uma seleção com mais de 20 itens a partir de R$ 39,90. Assim como outras empresas, ela sabe que muitos dos consumidores pretendem comprar algo, mas sem gastar muito.
Por sua vez, a Natura fez uma campanha especial que destaca os novos olhares para a masculinidade e paternidade. Associado com essa comunicação, a marca reforça o lançamento da linha Natura Homem Neo com três novos produtos, sendo um deo parfum, um balm pós barba e um sabonete em barra.
Do lado das empresas de moda, os consumidores vão encontrar produtos cada vez mais personalizados ao público. Para os pais, por exemplo, a Renner possui uma página especial no site, onde separa as peças em diferentes estilos, como rocker, sempre em movimento e muito mais. Dessa forma, os filhos não precisam navegar por todo o e-commerce, mas olharem os itens que mais poderão agradar o presenteado da vez.
Embora os perfumes e vestuários chamem mais a atenção durante essa data, não significa que outros produtos não sejam desejados. Os eletrônicos são exemplos disso, pois estão cada vez mais modernos e repletos de funcionalidades. Nesse segmento, a Motorola se destacou, por fazer uma promoção exclusiva para os aparelhos que suportam o 5G. Assim, quem quiser que o pai saia na frente, e já tenha a nova tecnologia poderá aproveitar o desconto.
Como se percebe, apesar de muitos consumidores terem já opções de presente em mente, o mercado não para se inovar e criar estratégias para atrair o clientes. Por ser uma data tão especial, todos os segmentos querem aproveitar a intenção de presentear para vender mais.