sexta-feira, 19 abril, 24
HomeCulturaDia do Estudante: Entenda a importância e significado da data

Dia do Estudante: Entenda a importância e significado da data

Nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia do Estudante, data que busca destacar a importância da educação no desenvolvimento humano, um dos diretos garantidos aos cidadãos pela Constituição Brasileira.

A educação marca as nossas vidas de diferentes formas e em diversas faixa etárias. Desde o maternal até o ensino superior, a trajetória de um indivíduo é marcada por erros, acertos e aprendizados que são essenciais para a formação de um indivíduo que está inserido em sociedade.

A seguir entenda a importância e o significado do Dia do Estudante!

Dia do estudante 2022 - origem
O Dia do Estudante surgiu em 1927. | Foto: Montagem/ Pexels

Qual o significado e origem do Dia do Estudante?

O Dia do Estudante teve origem ainda no século XIX, quando, no dia 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I instituiu a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Estas forma as primeiras instituições de ensino superior nas áreas sociais e jurídicas do Brasil e passaram a ofertar cursos de Ciências Sociais e Ciências Jurídicas.

A conquista foi um marco na educação nacional, apesar de que, na época, o ensino superior não era acessível para a maior parte da população brasileira.

A data foi definida como o Dia do Estudante apenas 100 anos depois, em 1927, quando o advogado Celso Gand Ley propõe a instituição da data comemorativa durante um evento de celebração aos 100 anos dos cursos de Direito no país.

Em 1937, o dia 11 de agosto foi escolhido novamente para a criação da União Nacional de Estudantes (UNE), que tem o objetivo de defender os deveres e direitos dos estudantes.

Qual a importância da data comemorativa?

O Dia do Estudante celebra o direito a educação, que, graças a políticas como as ações afirmativas, estão cada vez mais acessíveis a sociedade.

Com o acesso a educação, o desenvolvimento pessoal e da sociedade é estimulado, tendo em vista que criam-se indivíduos mais preparados para se inserir no mercado de trabalho e com mais senso crítico para lidar em sociedade.

Assim, a educação é uma forma de criar bons profissionais, indivíduos e ainda incentivar a economia nacional. Por isso, o Dia do Estudante é uma data que precisa ser comemorada!

Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!