sábado, 15 junho, 24
HomeLifestyle10 peças versáteis que não podem faltar em um guarda-roupa feminino

10 peças versáteis que não podem faltar em um guarda-roupa feminino

Você sabia que uma mulher tem, em média, 103 peças de roupa no seu guarda-roupa, mas usa apenas 10% delas? Isso significa que 90% das roupas ficam esquecidas, ocupando espaço e gerando desperdício. Muitas vezes, isso acontece porque as roupas não combinam entre si ou não se adaptam a diferentes ocasiões por não serem peças versáteis.

Para evitar esse problema, você não precisa ter um armário lotado de peças novas e da moda. O segredo é investir em peças versáteis, que sejam atemporais, clássicas e fáceis de combinar.

O nome dessa estratégia se chama “guarda-roupa inteligente”, e ela propõe que você consiga criar looks variados, estilosos e adequados para o seu dia a dia, sem gastar muito tempo ou dinheiro.

Mas quais são essas peças versáteis que não podem faltar em um guarda-roupa feminino? Neste artigo, vamos te mostrar 10 itens essenciais que vão te ajudar a montar um armário inteligente e funcional. Confira!

peças versáteis
10 sapatos que toda mulher deve ter para se vestir bem. | Foto: Freepik.

1. Camisa branca

A camisa branca é uma das peças mais elegantes e versáteis de todas. Ela pode ser usada tanto em ambientes formais quanto informais, dependendo dos complementos que você escolher.

Por exemplo, você pode usar uma camisa branca com uma calça jeans e um tênis para um look casual e despojado, ou com uma saia lápis e um scarpin para um look sofisticado e profissional.

A camisa branca também pode ser usada por baixo de um suéter, de um vestido ou de um macacão, criando sobreposições interessantes e que façam alusão a uma moda moderna.


2. Calça jeans

A calça jeans é outra peça indispensável no guarda-roupa feminino. Ela é confortável, prática e combina com praticamente tudo. 

Você pode ter vários modelos de calça jeans, como a skinny, flare, modelagem reta ou a boyfriend, mas o ideal é ter pelo menos uma calça jeans básica, com uma lavagem neutra e um corte que valorize o seu corpo. Além disso, é importante, antes de ir às compras, entender qual é o seu biotipo.

A calça jeans pode compor looks para todas as estações do ano e para todas as ocasiões. Você pode usar uma calça jeans com uma camiseta gráfica e uma jaqueta para um look mais ousado, ou junto de uma blusa de renda e um cardigã para um look romântico.

3. Vestido preto

O vestido preto é uma peça clássica que nunca sai de moda. Ele é perfeito para aqueles dias em que você não sabe o que vestir ou para aquelas ocasiões especiais em que você quer arrasar sem muito esforço.

O vestido preto funciona quando é curto, médio ou longo, mas o importante é que ele tenha um bom caimento e que seja adequado ao seu tipo físico. 

Por ser uma peça muito versátil, ele pode ser usado tanto de dia quanto de noite, dependendo dos acessórios que você escolher. É uma peça indispensável na construção de um armário inteligente.

4. Blazer

Essa é uma peça que transmite sofisticação e estilo, muito utilizado para ocasiões que exigem uma apresentação mais formal.

O blazer pode ser usado tanto no trabalho quanto no lazer, dando um toque de formalidade ou de modernidade ao seu look, dependendo de como é estilizado. 

O blazer pode ser preto, branco, cinza ou azul marinho, mas também pode ser colorido ou estampado, para dar mais vida ao seu visual. Para não errar, o ideal é apostar em cores neutras.


5. Saia lápis

A saia lápis é uma peça que valoriza as curvas da mulher e que devolve a sensualidade e elegância de qualquer look. Ela pode ser usada tanto em ambientes mais formais quanto em ambientes mais descontraídos, podendo ser preta, branca, cinza ou azul marinho, mas também coloridas para dar mais destaque ao seu visual.

A saia lápis pode ser usada com uma camisa social e um scarpin para um look profissional, com uma blusa de seda e um colar para um look refinado, ou com uma t-shirt e um tênis para um look descolado.

Se você está por dentro das últimas tendências, também aposte em camisetas oversized para um look mais contemporâneo.

6. Jaqueta de couro

A jaqueta de couro é uma peça clássica que traz personalidade e atitude ao look. Ela pode ser usada em qualquer contexto, basta ser combinada com os adereços adequados. 

A jaqueta de couro pode ser preta, marrom, caramelo ou vinho, mas também pode ser colorida ou metalizada, para dar mais ousadia ao seu visual. O ideal, durante a primeira compra, é se manter nas cores mais escuras. 

Quando selecionando a peça, divirta-se com os tamanhos. Por exemplo, as jaquetas de couro oversized podem adicionar ao seu look uma vibe fashionista e autêntica.

A jaqueta de couro pode ser usada com um vestido de renda e uma bota ou com uma mini saia de alfaiataria e uma blusa de gola alta para um look minimalista.

7. Camiseta listrada

A camiseta listrada é uma peça que traz charme e estilo ao look, muito útil para quando queremos algo diferente, mas sem pensar muito. Ela pode ser usada tanto em looks mais básicos quanto em looks mais elaborados, dependendo das peças que você combinar com ela. 

A camiseta listrada pode ter listras horizontais ou verticais, grossas ou finas, pretas ou coloridas, mas o importante é que elas sejam harmônicas com o seu visual.

8. Trench coat

Também um clássico que vale a pena investir, o trench coat é uma peça que traz elegância e sofisticação ao look. Ele pode ser usado tanto em dias mais frios quanto em dias mais amenos, dependendo do tecido e do comprimento que ele tiver.

Além disso, ele pode ser usado com uma calça skinny e uma bota para um look clássico ou com um vestido mini e um scarpin para um look ousado e divertido.

9. Cardigan

O cardigan é uma peça que traz conforto e aconchego ao look. Assim como o trench coat, o cardigan pode ser usado tanto em dias mais frescos quanto em dias mais quentes, dependendo do material e da espessura que ele tiver.

Ele pode ser liso, estampado, bordado ou com detalhes como botões, bolsos ou franjas, para dar mais charme ao seu visual. É uma alternativa para o cotidiano de quem se importa com a moda, mas não quer se preocupar com a falta de conforto.

Quando estilizando, as calças retas e os coturnos escuros são combinações certeiras para essa peça.

10. Scarpin

Por fim, o scarpin é uma das peças versáteis que traz elegância e sofisticação ao look. Também é um clássico indispensável em seu guarda-roupa.

O sapato pode ser usado tanto em eventos mais formais quanto em eventos mais informais, dependendo do modelo e da cor que ele tiver. O scarpin pode ser preto, nude, vermelho ou metalizado, mas também pode ser colorido ou estampado, para dar mais destaque ao seu visual.

Esses são as 10 peças versáteis que você precisa ter para garantir o bom uso das suas roupas. Sabemos que a moda é uma forma muito objetiva de comunicar comportamentos, personalidades e ideias ao mundo.

Por isso, entender como usufruir das peças de forma inteligente é um passo importante na construção de qualquer mulher. Lembre-se de que o mais importante é se sentir bem e confortável com o seu visual, expressando a sua personalidade e o seu estilo. Aproveite!

____________________________
Por Thais Datri – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS