Natural de Pauini, no interior de Amazonas, Antônio Nascimento de Souza é o rosto por trás de algumas artes já vistas nas casas de muitas pessoas do município. O artista de 30 anos da cor a diversas paisagens inspiradas na vivência da população que mora na zona rural, refletindo a vida e o cotidiano das famílias ribeirinhas.
Antônio conta trajetória artística
De acordo com Antônio, a paixão pela pintura é antiga. Desde criança já esboçava os primeiros traços nas telas, porém, apenas com 27 anos começou a trilhar verdadeiramente uma carreira como pintor, levando a cultura da vida pacata do interior para diversos locais, como Manaus, Rio Branco, Boca do Acre e até o Peru.
Ainda, segundo o artista, sua escola de aprendizagem e inspiração foram os artistas Jaime Trindade, Elton Burnetti e o James shimit. Ele ainda comentou que sempre quis retratar obras que despertem sentimento de familiaridade para quem apreciasse as obras. “Sempre estudei por conta própria. Pesquisei muito sobre arte local, além de reproduzir obras que um olhar intimo para Amazonas”, pontuou.
O artista já pintou quase 300 quadros e já vendeu entre 100 e 200, perguntado qual é a seu preferido, ele diz que é difícil responder porque cada uma tem um valor afetivo agregado.
“Hoje graças a Deus, com muita perseverança, amor e um sonho desde criança, minha arte aos poucos está sendo reconhecida , apreciada e divulgada”, comemorou.
Ainda segundo ele, seu objetivo é ter seu trabalho ainda mais reconhecido, ter seu sustento vendendo seus quadros para muito mais pessoas e construir o local apropriado para trabalhar com materiais de qualidade.
Atualmente, ele utiliza as redes socias como mecanismo de contato com os clientes. Ele demonstra sua rotina e suas obras, além de usar o Facebook e o Youtube como divulgação.
Antônio Souza é um desses artistas que nasceram predestinados a trilhar uma carreira na arte. Sempre lutou e confiou que viveria das suas pinturas. “Acreditem que tudo dará certo, vão em busca de seus sonhos, entregue somente nas mãos de Deus e creia que tudo vai da certo. Por mais que tudo diga q não, mais Deus vai lhe abençoar e seus sonhos vão dar certo”, concluiu.
Veja algumas das obras do artista:
__________________________________
Por Romário Vieira – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul