Papéis de parede: saiba como dar um up no seu imóvel sem obra
Menu & Busca
Confira como reformar seu imóvel sem obras usando apenas papéis de parede

Confira como reformar seu imóvel sem obras usando apenas papéis de parede

Home > Notícias > Urbano > Confira como reformar seu imóvel sem obras usando apenas papéis de parede

Os seres humanos, de uma forma geral, estão sempre mudando em essência e, consequentemente, em estilo. Muitas vezes, uma casa que antes era a cara de seu dono, já não mais se parece mais com um lar, justamente porque seu morador já não é mais o mesmo. O uso de papéis de parede pode ser uma ótima alternativa para solucionar esse problema.

Mesmo com essa vontade comum de mudar algo dentro de casa, o medo da obra é presente. Isso porque a obra pode ser bem problemática em várias situações: muita quebradeira, sujeira, tempo previsto esgotado e reforma fora do orçamento. A realidade é que é bem fácil dar algo errado numa obra grande. 

Assim, sabendo escolher papéis de parede que se pareçam com você, pode ser muito mais fácil dar um up imóvel e, caso você mude de estilo, também será bem fácil trocar essa decoração por algo que seja mais o seu estilo. 

Essa dica funciona tanto para apartamento, quanto para casa (inclusive existem ótimas opções para ambientes externos). Basta, portanto, saber mesclar o papel escolhido com a decoração apartamento ou a decoração da casa.

papéis de parede
Um bom papel de parede dá uma outra cara para o ambiente e faz seus moradores muito mais felizes. | Foto: Freepik.

Fazer reforma sem obra? Confira nossas dicas

A palavra “reforma”, por si só, parece que anda de mãos dadas com a palavra “obra”. Apesar de a quebradeira da obra realizar verdadeiros milagres dentro de um imóvel, transformando ele em algo igual ao que o dono imaginou, ela também causa muitos problemas. 

Existem pessoas que simplesmente não querem fazer uma obra pelos mais diversos fatores, mas ainda carregam o estigma de que a reforma precisa de obra. A realidade é bem diferente, pois, na verdade, é possível fazer belíssimas reformas e transformar a aparência de uma casa inteira apenas com uns truques criativos, que não precisam necessariamente de obras. 

Para realizar uma reforma eficiente e sem obra, é necessário a definição de um orçamento para a decoração, pois ela é extremamente importante para mudar a cara do imóvel. Móveis bem pensados para cada canto da casa, quadros, luminárias, arandelas, pêndulos, vasos, itens de decoração, tudo isso, se bem escolhido, transforma o visual de um lar. 

Para o chão, existem várias opções de pisos que fazem uma sobreposição em cima do piso que você já tem, assim será possível mudar o chão sem retirar a camada inferior. Para o teto, o legal é usar e abusar de muitas cores para dar personalidade e refletir o estilo dos moradores da casa. 

Agora, as grandes estrelas da reforma sem obra são, sem sombra de dúvidas, os papéis de paredes. A variedade deles é incrível e, hoje, é possível encontrar papéis de paredes adesivos que são extremamente fáceis de colar na parede. O que vale, aqui, é apostar em uma combinação que seja a sua cara e ir montando para que cada ambiente da casa fique bem bonito e arrumado.

O uso de muitos papéis de parede é a melhor forma de realizar uma reforma, sem precisar de obra. Um dos motivos para isso é o fato de que o preço dele é relativamente bom, se considerarmos a questão do custo benefício. 

O valor de papéis de parede conta com algumas variantes: o tipo de papel, a qualidade dele, a estampa (que pode ter sido feita por artistas famosos) e sua marca. Entretanto, falando de uma forma geral, o preço dele costuma estar entre 15 a 25 reais o metro quadrado. 

Não é possível dizer qual dos papéis de parede é o melhor, pois existem vários tipos e cada um deles atende a uma demanda diferente.

O tradicional e o de TNT tem características que se assemelham bastante a um tecido, portanto, o ideal é que eles fiquem em ambientes longes de umidade. Além disso, geralmente podemos encontrar variedades de estampas neles.

Já o vinílico, aceita mais a presença de água, tanto que ele é bastante utilizado para encapar móveis, transformando-os totalmente. Esses papéis de parede costumam ser uma espécie de adesivo, dessa forma, é possível você mesmo colá-los, sem necessitar da ajuda de um profissional. Existem tantos outros papéis de parede que possuem esse benefício do autocolante.

Uso de papéis de parede em diferentes áreas da casa

Existem vários tipos de papéis de parede que se adequam a todos os ambientes de uma casa. Não existe regra pré-definida, pois o morador deve analisar o que ele mais gosta e ir montando a casa dele da forma com que se sinta à vontade. Entretanto, existem, sim, algumas dicas que podem deixar o ambiente mais balanceado. 

Na sala e no quarto, o interesse é utilizar papéis de parede tradicionais ou de TNT, pois esse é um ambiente legal de ousar com as estampas. Mas é recomendável ter cuidado para não serem colocados em muitas paredes, porque dá a sensação de um cômodo menor. Para salas e quartos mais fechados e pequenos é legal papéis de parede de cores lisas.

Para os banheiros e o quintal, o interessante é optar por uma escolha mais ousada e por um papel de parede vinílico, pois ele é resistente à água. Para os banheiros, as dicas  sobre a estampas do quarto e a sala, também se aplicam aqui.

Dicas de como aplicar o papel de parede de forma correta

Se você optar por aplicar sozinho os papéis de parede escolhidos para sua casa, é legal que eles sejam os autocolantes. Nesse caso, é preciso garantir que a parede esteja limpa: utilize um paninho com água e espere secar. E, então, com muito cuidado, vá tirando a camada que protege a cola do papel e, com a ajuda de uma espátula,  passe a cola no objeto para que o papel fique totalmente liso. 

Se os papéis de parede escolhidos não forem o que já vem com cola, é válido contratar um profissional para garantir que vai dar tudo certo e que o acabamento fique bom. 

Se isso estiver fora de questão, é necessário que você compre a cola para papel de parede e deixe sua parede limpa e totalmente lisa, pois o papel de parede não cola em textura. Essa cola vem em pó e é necessário misturar com água. Feito isso, basta passar a cola com um pincel na parede, tirar o excesso com uma espátula e colar o papel, prestando atenção nas partes que se ligam.

Benefícios do papel de parede

As principais vantagens dos papéis de parede é que eles podem ser encontrados por preços diferentes, colocados em qualquer ambiente da casa, são fáceis de limpar e duram bastante. E, caso você enjoe da estampa, eles são fáceis de tirar.

Se você procura um lugarzinho novo para morar e aplicar todas essas dicas dos papéis de parede, não deixe de conhecer a InMóveis.

________________________________
Por Amanda Chaves – Fala! UFG

Tags mais acessadas