Veja como ter um jardim dentro de seu apartamento
Veja como ter um jardim dentro de seu apartamento

Home > Notícias > Urbano > Veja como ter um jardim dentro de seu apartamento

Estão cada vez maiores as buscas na Internet sobre como ter aquela área verde que nos dá uma sensação de bem-estar, dentro de um apartamento. Sobretudo na quarentena, muitas pessoas escolheram para seu quintal, algumas hortaliças e temperos que se dão muito bem nessas pequenas áreas, além de serem facilitadores para os momentos de cozinha.

jardim no apartamento
Veja como ter um jardim dentro de seu apartamento. | Foto: Reprodução/Pinterest.

Para contribuir com essa procura, listamos algumas dicas sobre como ter um jardim dentro de seu apartamento. Confira aqui!

Dicas para ter um jardim dentro do apartamento

Cactos e suculentas

Conhecidas como fáceis de cuidar, essas pequenininhas são muito queridas para quem está aprendendo a ter seu jardim. As suculentas possuem raízes e caules grossos, o que permite maior armazenamento de água e, assim, – adivinhem -, não corremos o risco de matar nossa plantinha quando esquecemos de regá-las. Os cactos também gostam de bastante luz, pouca água e, no espaço em que você o colocar (podem ser vasinhos ou até xícaras), ele irá adaptar seu crescimento.

Cactos
Charme em tamanho reduzido. | Foto: Reprodução/Pinterest.

Hortinha

Essa a primeira opção para muitas pessoas que desejam ter uma área verde em casa. Isso porque as hortas ocupam pouco espaço e possuem a função de temperos, chás e outras receitas.

Para montar a sua horta em casa, você pode escolher um vaso ou até uma lata que suporte a planta e ocupe pouco espaço e tenha um furo no fundo. Antes de adicionar terra, procure cascas para evitar que a terra saia do recipiente. Depois vem a terra, a muda (ou mudas, caso elas estejam bem separadas umas das outras) e, por fim, mais cascas ou musgo para proteger a muda.

Para manter a sua horta, verifique a quantidade de água que cada tempero requer, mas, normalmente, não é muito. Elas precisam de luz do sol, mesmo que seja pouco.

Hortinha
Aproveitando espaços e funções. | Foto: Reprodução/Pinterest.

Páletes

As caixinhas de madeira que encontramos em feiras, por exemplo, ganham novas funções na decoração de apartamentos. Além de suportes para diversos materiais, transformando-se em outros (como cama ou sofás, quando são colocados embaixo de almofadas), os páletes são uma opção barata para quem gosta do estilo rústico que a madeira proporciona e quer montar o seu jardim em casa.

Empilhando-os, suspendendo-os ou deixando-os em sua função de caixa mesmo, conseguimos um local para colocar alguns vasos de plantas, e que combina muito bem com elas.

jardim
Pouco custo na nova moda em decoração de apartamentos. | Foto: Reprodução/Pinterest.

Jardins verticais ou plantas suspensas

Espaços vazios nas prateleiras, ganchos na parede ou até a parte de cima da geladeira podem ser um local da casa que “pede” um verde e você não havia percebido! Você pode colocar uma plantinha em vasos próprios para pendurar ou até suspendê-los com cordas e nós. No entanto, algumas plantas sozinhas já dão a ideia de cascata. São exemplos as Samambaias, Véus de Noiva, Heras, Jiboias e Peperômias.

jardim no apartamento
Plantas suspensas. | Foto: Histórias de Casa.

Vale usar a criatividade para decorar o apartamento, e já é comprovado: dividir seu dia a dia com algumas plantinhas inspiram relaxamento, umidificam o ar, podem minimizar alergias, limpando o ar, ajudam a reduzir o estresse e, como vimos, são ótimas decorações até mesmo para ambientes pequenos!

Por Juliana Kopp – Fala! UFU