O time comandado por Paulo Victor Gomes doutrinou seu rival na grande final e conquistou o título inédito
Com uma campanha dominante, sendo 8 vitórias e 1 empate em 9 jogos, o Palmeiras, comandado por Paulo Victor Gomes, finalmente conquistou sua primeira Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, torneio mais importante das categorias de base no futebol brasileiro.
Dito isso, a seguir, vamos relembrar a campanha do Verdão e falar um pouco mais sobre os destaques nessa Copinha.
A campanha do Palmeiras na Copinha 2022
Em sua estreia na Copinha de 2022, o Palmeiras enfrentou o ASSU, do Rio Grande do Norte, e conseguiu uma excelente vitória por 6×1, com 2 gols de Endrick, 2 de João Pedro, 1 de Gabriel Silva e 1 de Jhonatan. Na sua partida, o time enfrentou o Real Ariquemes, vencendo novamente, agora por 3×0, com 2 gols de Endrick novamente, e um gol de Vitinho.
Na última partida da fase de grupos, jogando com um time alternativo, empatou em 1×1 contra o Água Santa, com dois gols no fim do jogo. Na primeira fase qualificatória, enfrentou o Mauá, e conseguiu mais uma goleada, agora por 4×0, com gols de Fabinho, Gustavo Garcia, Vitinho e Kevin. Na fase seguinte, o time enfrentou o Atlético Goianiense, marcando 2 gols no começo da partida e vencendo por 3×0, com gols de Fabinho, Gabriel Silva e Vitinho.
Nas oitavas de final, o Verdão enfrentou o Internacional, um dos favoritos ao título, e conseguiu se classificar novamente, agora vencendo o Colorado por 2×1, com gols de Jhonatan, e um gol contra de Lucas Flores. Nas quartas de final, enfrentou outra surpresa da Copinha, o Oeste, e com um começo avassalador, venceu a partida por 5×2, com 2 gols de Giovani, 1 gol de Gabriel Silva, 1 gol de Pedro Bicalho, e 1 golaço de bicicleta de Endrick, de fora da área.
Na semifinal, enfrentando o São Paulo, o Palmeiras teve seu jogo mais duro na competição. No começo, tudo parecia perfeito para os comandados de Paulo Victor Gomes, porque logo aos 4 minutos de jogo, após uma confusão da zaga do Tricolor Paulista, Giovani roubou a bola e tocou na saída do goleiro Young, abrindo o placar para o Verdão.
Mas após diversas chances desperdiçadas durante a primeira etapa, o Palmeiras viu seu rival crescer no segundo tempo e criar diversas oportunidades de gol, inclusive acertando a trave do goleiro Matheus duas vezes. Mas após uma confusão no final do jogo, tivemos uma cena terrível, quando algum torcedor do São Paulo arremessou uma faca em campo, enquanto outros torcedores invadiram e partiram para cima de jogadores do Palmeiras.
Na grande final da Copinha, o Palmeiras enfrentou o Santos, mesmo rival da final da Libertadores de 2020, e se impôs logo no começo, marcando 3 gols em 15 minutos, com Endrick, Giovani e Gabriel Silva, e praticamente liquidando o título no começo da partida. Na segunda etapa, logo aos 6 minutos, o camisa 10 palmeirense marcou mais um e fechou o placar, um sonoro 4×0 e o título inédito.
Os destaques do Palmeiras
O Palmeiras se destacou na Copinha principalmente pela força de seu grupo, conseguindo o maior número de vitórias em uma única edição, mas mesmo assim, temos que falar de alguns destaques individuais. Outro fator que pesou para esse título foi a experiência com os profissionais, sendo que os últimos 3 jogos do Brasileirão de 2021, foram jogados apenas por atletas das categorias de base.
Começando com os destaques individuais, temos os dois laterais, Gustavo Garcia, na direita, e Vanderlan, na esquerda. Ambos os jogadores já jogaram pelo time principal e foram muito regulares na competição, Vanderlan inclusive deu duas assistências contra o Santos na grande final, enquanto Garcia marcou um gol contra o Mauá, na segunda fase.
A dupla de zaga também foi um destaque durante toda a competição, sofrendo apenas 6 gols no campeonato, Kayke Naves e Lucas Freitas foram os principais zagueiros do Palmeiras na Copinha, e foram coroados com o título após atuações impecáveis contra São Paulo e Santos, na semifinal e na grande final.
A dupla de volantes do Palmeiras, formada por Fabinho e Pedro Bicalho, também se destacou durante a competição, Fabinho marcou gols contra Mauá e Atlético Goianiense, ambos de cabeça para abrir o placar, e Bicalho marcou contra o Oeste nas quartas de final, ajudando o Verdão a se classificar para a semifinal.
Os dois pontas do Palmeiras, Jhonatan e Giovani, foram os dois jogadores mais importantes durante a competição, tirando Endrick, marcando gols ou dando assistências em quase todos os jogos, o camisa 11 não teve tanta mídia quanto os outros dois, mas em grande parte dos jogos foi o melhor em campo, já Giovani, foi o grande jogador do Palmeiras na fase final, marcando gols contra Oeste, São Paulo e Santos, nas três últimas partidas.
E por último, não podemos esquecer de Endrick, melhor jogador da Copinha de 2022, artilheiro do Palmeiras na competição, e vencedor do gol mais bonito, com aquela pintura de bicicleta contra o Oeste. O menino de apenas 15 anos já chama a atenção de diversos clubes europeus e dificilmente ficará no Verdão após completar 18 anos.
Com certeza, muitos desses jogadores devem ser aproveitados por Abel Ferreira no time profissional durante essa temporada, então vamos esperar e ver até onde essa equipe pode ir, tendo competições importantes logo no começo do ano, como o Mundial e a Recopa, contra o Athletico Paranaense, campeão da Sul-Americana.
________________________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP