sexta-feira, 19 abril, 24
HomeUrbanoOs coalas estão funcionalmente extintos?

Os coalas estão funcionalmente extintos?

Os coalas localizados nas florestas da Austrália, mais precisamente na costa leste do continente, correm sérios riscos de extinção. Atualmente, há apenas 1 % de sua população original livre na natureza, os coalas são a última espécie da família Phascolarctidae, os quais os primeiros ancestrais datam de 45 milhões de anos atrás, obviamente a espécie passou por um longo período de adaptação. Mas quais são as causas do coala estar extinto?

“É muito difícil estimar as populações de coalas, mesmo nas melhores épocas”, afirma Adams-Hosking, porque eles estão distribuídos por todo o leste da Austrália, são tímidos e ficam bem no alto das árvores. “Algumas populações estão se tornando localmente extintas e outras estão prosperando.”, de acordo com o National Geographic.

coalas
Os coalas podem ser extintos? | Foto: Reprodução.

Coalas correm risco de extinção?

De símbolos da Austrália para uma relíquia. Em um estudo feito em 2016, estima-se que o país contava com apenas 329 mil coalas. É notório, esse animal está funcionalmente extinto, antes de mais nada, funcionalmente extinto não significa que está extinto, uma vez que extinção só ocorre quando não há mais nenhum sobrevivente da espécie.

A principal causa da morte dos coalas são os incêndios que ocorrem recorrentemente na costa leste australiana. A saber, cerca de 100 milhões de hectares de floresta foram destruídas por queimadas, porém, os animais que sobrevivem às chamas, conseguem voltar a viver no local, segundo Grant Williamson, que tem pós-doutorado em ecologia da paisagem na Universidade da Tasmânia.

“A situação não está boa para os coalas, mesmo antes dos incêndios”, diz Adams-Hosking. Apesar de serem protegidos pelo governo — é ilegal matar um coala, por exemplo — seu habitat é bastante vulnerável, diz ela. “Uma parte bem pequena do habitat do coala é designada como área protegida. Quase nada.”.

Ela argumenta que o governo precisa colocar o meio ambiente à frente do crescimento econômico. “Até que a vontade política entre em ação — e na Austrália isso não acontece —, nada vai melhorar para os coalas.”.

Em suma, os sobreviventes da espécie não são suficientes para a reprodução de uma nova linhagem, mesmo que se reproduzam o dobro do que o normal. Futuramente, os coalas estarão na longa lista de animais extintos.

______________________________
Por Leonardo Raiol Faria – Fala! Universidade Estácio Sá – RJ