Os 5 melhores livros de romance LGBT's para ler no final de semana
Menu & Busca
Os 5 melhores livros de romance LGBT’s para ler no final de semana

Os 5 melhores livros de romance LGBT’s para ler no final de semana

Home > Entretenimento > Cultura > Os 5 melhores livros de romance LGBT’s para ler no final de semana

O dia 17 de maio é o Dia Internacional do Combate à Homofobia, já que, nesse dia, no ano de 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde. Até então, uma série de países ainda tratava homossexuais como pessoas com desvios patológicos mentais, permitindo preconceitos e violações como terapias de reversão, a conhecida “cura gay”.

Então, para dividir as diversas narrativas de pessoas LGBTQ+ em homenagem ao dia 17/05 (último domingo), aqui está uma lista com cinco livros de romance que englobam a comunidade.

5 melhores livros de romance LGBT

Simon vs A Agenda Homo Sapiens

quem é você, Simon
Livro Simon vs A Agenda Homo Sapiens. | Foto: Reprodução.

A autora é Becky Albertalli, que trabalhou como psicóloga e orientadora de um grupo de apoio em Washington para crianças e jovens com não conformidade de gênero, e seu primeiro romance conta a história de Simon, um adolescente no Ensino Médio que é gay, mas nunca contou isso para ninguém – apenas para um garoto que conheceu na Internet, ambos sob pseudônimos, e com quem troca e-mails. Porém, quando um garoto chamado Martin lê seus e-mails e descobre seu segredo, Simon se vê em um esquema de chantagem: ou ajuda o garoto a conquistar a menina popular do colégio, ou será exposto para todos.

Simon VS A Agenda Homo Sapiens é um livro (que foi adaptado para filme em 2018) sobre o romance entre dois garotos, mas também fala sobre amizade, família e as dificuldades de se assumir homossexual para as pessoas à sua volta de um jeito leve, engraçado e com o qual várias pessoas podem se identificar, além de carregar por toda a sua história um delicioso mistério: qual a verdadeira identidade de Blue, o menino que troca e-mails com Simon.

Livro: Simon vs A Agenda Homo Sapiens
Editora: Intrínseca
Idioma original: inglês
Ano de lançamento: 2015

Vermelho, Branco e Sangue Azul

melhores livros lgbt
Livro Vermelho, Branco e Sangue Azul. | Foto: Reprodução.

Alex Claremont-Diaz é o filho da presidenta dos Estados Unidos, e é amado pela mídia. Ele é bonito, carismático e almeja uma carreira na política como a de sua mãe. Porém, quando sua família é convidada para o casamento do príncipe britânico Philip, Alex terá de passar a semana fingindo para os paparazzi que é melhor amigo de Henry, o filho mais novo da família real (mesmo que os dois não se suportem). O que eles não esperavam era que, dessa falsa amizade, surgiria um romance.

O livro apresenta-os como dois opostos: Alex é engraçado e aceita cada parte de si mesmo muito bem, e não tem problemas em se expor. Já Henry, sabe que não poderia ser gay, então, se esconde por trás de uma fachada séria e mesmo arrogante perante o público, e é muito interessante ler sobre como eles encontram seus pontos em comum e como um amor pode florescer perante as adversidades de ambos, além de o livro ser uma imersão nas políticas LGBTQ+ dos países, além de abordar assuntos como imigração, invasão de privacidade e problemas atuais, tanto do Reino Unido como dos EUA.

Livro: Vermelho, Branco e Sangue Azul
Editora: Seguinte
Idioma original: inglês
Ano de lançamento: 2019

Over The Rainbow

Over The Rainbow
Livro Over The Rainbow. | Foto: Reprodução.

O livro é um compilado de cinco contos, cada um escrito por uma pessoa diferente, e todos são LGBTQ+. Cada conto remete a um conto de fadas famoso e o reescreve, trazendo-o para os tempos atuais e colocando os personagens principais como membros da comunidade (Cinderela, João e Maria, A Bela e a Fera, Rapunzel e A Branca de Neve).

Os contos abordam dificuldades dos jovens LGBTQ+ no Brasil, desde a prórpia aceitação até mesmo terapias de conversão (as famosas “curas gay”), com leveza, piadas e muito empoderamento. Alguns contos são um pouco arrastados, mas vale lembrar que algumas das pessoas que escreveram os contos, como os youtubers Lorelay Fox e Maicon Santini, não são escritores profissionais, mas possuem experiências que certamente agregaram muito para as histórias e que não poderiam ter sido contadas por ninguém mais.

Livro: Over The Rainbow
Editora: Planeta
Idioma original: português
Ano de lançamento: 2016

Singular

Thati Machado
Livro Singular. | Foto: Reprodução.

Noah é um menino trans que decide curtir o carnaval no Rio de Janeiro, após uma longa jornada de descobrimento de identidade e problemas de autoestima. Em meio às festas, ele se apaixona pela ex-modelo, e agora estudante de biologia, Rafaela (que deixou a profissão após engordar por causa do tratamento para sua endometriose).

A escrita da brasileira Thati Machado é ótima e envolvente e é lindo acompanhar como Rafa mostra a Noah que outras pessoas podem amá-lo, e Noah mostra à Rafa que ela pode amar a si mesma.

A trama é a combinação perfeita entre romance e comédia, além de inserir perfeitamente os tópicos de transexualidade e positividade corporal sem torná-los discursos maçantes – a escritora cria uma empatia entre os leitores e os personagens que faz todos que leem se sentirem como amigos íntimos de Noah e Rafaela.

Livro: Singular
Editora: Qualis
Idioma original: português
Ano de lançamento: 2018

O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro
Livro O Terceiro Travesseiro. | Foto: Reprodução.

O primeiro romance de Nelson Luiz de Carvalho é uma obra de ficção baseada em fatos reais sobre dois melhores amigos, Marcus e Renato, que descobrem sua paixão, sua bissexualidade e seu amor enquanto tentam encontrar um jeito de encarar as opiniões de sua família e da sociedade.

Após finalmente vencer a luta para tornar seu relacionamento aceito pelas famílias, a dupla se vê diante de um novo desafio: o aparecimento de uma garota que vai compor a terceira ponta do triângulo, tornando-se o elemento que transforma a situação, até então óbvia, em uma relação inusitada. Surgirão novos desejos e dúvidas, mas o amor entre eles se vê inegável.

Livro: O Terceiro Travesseiro
Editora: Edições GLS
Idioma original: português
Ano de lançamento: 1998

__________________________________
Por Giulia Deker – Fala! Cásper

Tags mais acessadas