Opinião: O calendário do futebol brasileiro com a "cara" do Governo
Menu & Busca
Opinião: O calendário do futebol brasileiro com a “cara” do Governo

Opinião: O calendário do futebol brasileiro com a “cara” do Governo

Home > Notícias > Esporte > Opinião: O calendário do futebol brasileiro com a “cara” do Governo

De forma habitual, todo início de ano, acontece a pré-temporada no futebol brasileiro, antecedendo os campeonatos estaduais em todo o Brasil. Campeonato Estadual em janeiro, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana em fevereiro, Brasileirão Série A em abril, Copa América em junho e o Campeonato Mundial de Clubes em dezembro, finalizando a temporada.

Por conta da pandemia do coronavírus, tudo mudou. Com o futebol não foi diferente. Ainda em 2020, no dia 19 de agosto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o calendário do futebol brasileiro de 2021. Mesmo com milhares de mortes causadas pelo coronavírus, sem uma perspectiva em relação à vacinação para o combate do vírus, o calendário foi elaborado, os jogos voltaram a acontecer – contando com o apoio do Governo Federal -, com toques de negligência e negacionismo.

futebol
CBF libera calendário do futebol brasileiro. | Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados.

Calendário do futebol brasileiro em 2021

O fim do Campeonato Brasileiro de 2020 será no dia 21 de fevereiro e, no dia 30 de maio, começa o Campeonato Brasileiro de 2021. Toda a estrutura foi alterada, por exemplo: Palmeiras e Santos disputarão a final da Copa Libertadores de 2020 no próximo dia 30 de janeiro. Independente do vencedor, ambos já terão que voltar aos campos na semana seguinte. Dia 1 de fevereiro, começam os jogos do Mundial de Clubes da Fifa (Qatar) – que terá o vencedor de Palmeiras x Santos -, no dia 15 de fevereiro, Libertadores e, no dia 16 de março, o início da Copa Sul-Americana.

Com um calendário robusto, desorganizado e contraditório, não faltarão jogos para os amantes do futebol – que precisarão se atentar às datas. Os conflitos de datas são inúmeros, por exemplo, as partidas da decisão da Copa do Brasil de 2020, que têm a possibilidade de ocorrer em duas datas diferentes: 28 de fevereiro e 7 de março ou 11 e 17 de fevereiro, caso o Palmeiras não vença a final da Libertadores.

A Copa do Brasil 2021 começa no dia 3 de março, passa a ter uma fase a menos e um time a mais, agora são 7 fases e 92 times. Também sofrerá mudanças em relação ao seu formato, os 12 clubes que antes entravam automaticamente nas oitavas de final, entrarão na terceira fase do campeonato.

A Supercopa do Brasil será disputada no dia 11 de março, a Copa América terá início no dia 11 de junho e terminará em 10 de julho, no mês de dezembro e, ainda sem data e formato, acontece o Mundial de Clubes, que ocorrerá no Japão.

Todo calendário foi realizado sem considerar os possíveis riscos do coronavírus e, indo além, não respeitando a parte fisiológica dos atletas, que terão que manter o alto rendimento em meio a uma temporada interminável. Seguimos sem vacina, mas temos futebol. Bola fora.

_______________________________
Por Gabriel Santos – Fala! PUC – Rio

Tags mais acessadas