Olimpíadas 2021: Veja os 5 novos esportes e os favoritos à medalha
Menu & Busca
Olimpíadas 2021: Veja os 5 novos esportes   e os favoritos à medalha

Olimpíadas 2021: Veja os 5 novos esportes e os favoritos à medalha

Home > Notícias > Olimpíadas 2021: Veja os 5 novos esportes e os favoritos à medalha

Após o adiamento devido a pandemia da Covid-19, as Olimpíadas irão começar nesta semana para reunir os atletas em busca da tão sonhada medalha de ouro. Os Jogos Olímpicos 2021, realizados em Tóquio reunirão 46 modalidades, 206 países e 12.750 atletas, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI). Porém, nesta 32ª edição, 5 novos esportes farão suas estreias no maior evento esportivo do mundo. Saiba quais serão e os favoritos a conquistar a medalha!

Conheça os novos esportes que estarão nas Olimpíadas 2021, em Tóquio

1. Surfe

Pela primeira vez, o surfe estará na lista de esportes que serão disputados nas Olimpíadas. A competição acontecerá na praia de Tsurigasaki, conhecida por sua areia preta e fina e pelas águas escuras. 18 países estarão na busca pelas medalhas no surfe e entre os destaques estão: Brasil, Austrália e Estados Unidos. O brasileiro Gabriel Medina é um dos favoritos a conquistar o prêmio. Além disso, a australiana Stephanie Gilmore e o campeão mundial Kelly Slater tornarão a modalidade ainda mais disputada.

Gabriel Medina, Kelly Slater e Stephanie Gilmore são nomes de destaque no surfe e estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio. | Foto: Montagem/Reprodução.

2. Beisebol

Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, o beisebol fez sua última participação nos esportes do evento. Agora, após duas edições, a modalidade retorna, porém já foi confirmada pela organização dos Jogos que o esporte não estará nas Olimpíadas de Paris em 2024. O Estados Unidos chega como o país favorito a conquistar medalhas neste esporte. O beisebol, assim como o basquetebol, é um dos esportes mais praticados pelos estadunidenses. Além dos EUA, a Coreia do Sul, que conquistou o ouro em 2008, também estará na briga para se manter no topo desta modalidade.

olimpíadas beisebol
Estados Unidos e Coreia do Sul são dois países que tornarão a disputa acirrada pelo ouro no beisebol. | Foto: Montagem/Reprodução.

3. Escalada esportiva

A escalada esportiva faz sua estreia nos Jogos de Tóquio e reunirá 40 atletas, sendo 20 mulheres e 20 homens. Nesta modalidade, nenhum brasileiro disputará medalhas. A eslovena Janja Garnbret é a grande estrela da escalada esportiva. Hexacampeã mundial, a atleta de 22 anos já é considerada uma das melhores do mundo e estará na disputa pela sua primeira medalha olímpica. Na categoria masculina, o favorito é Adam Ondra, que representará a República Tcheca.

escalada esportiva jogos olimpícos
Janja Garnbret e Adam Ondra são os favoritos a conquistar o prêmio na escalada esportiva | Foto: Montagem/Reprodução.

4. Karatê

Nascido no Japão durante o século XVIII, o Karatê surge pela primeira vez como modalidade olímpica. Nesta edição, serão 80 atletas disputando o ouro e será dividido em duas modalidades: kumitê e kata. Na competição kata, Damián Quintero e Sandra Sanchéz (masculino e feminino, respectivamente) são os representantes da Espanha e os favoritos à medalha olímpica. No kumitê, os nomes de destaque são: Steve Dacosta (masculino – França)  e  Jovana Prekovic  (feminino – Sérvia). O carateca brasileiro Vinícius Figueira estava confirmado desde o ano passado para representar o país. No entanto, no dia 20 de maio, o Comitê Olímpico Internacional revisou a classificação e o atleta ficou fora da competição. Esse fato revoltou a Confederação Brasileira de Karatê que se manifestou contra a atitude do COI.

karatê vinícius figueira
Vinicius Figueira, estrela do karatê brasileiro, está fora das Olimpíadas de Tóquio

5. Skate

Dividido em duas categorias, o skate fará parte da disputa olímpica em 2021. Na modalidade street, 18 países estarão na disputa e na categoria park, serão 17. No street, a competição funciona com os atletas realizando manobras em um local semelhante às ruas. Já no park, cada competidor deve fazer manobras com seu skate em uma pista semelhante a uma piscina. A brasileira de 22 anos, Pâmela Rosa é uma das favoritas à medalha olímpica. No total, o Brasil terá 12 participantes no skate e chega com grandes chances de vencer nas duas categorias.

olimpíadas esportes
Campeã mundial de street, Pâmela Rosa representará o Brasil | Foto: Reprodução.

Portanto, não deixe de conferir os 5 novos esportes que estarão nas Olimpíadas 2021, em Tóquio, que iniciará no dia 23 de julho (próxima sexta-feira) e encerrará no dia 8 de agosto.

____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas