Olimpíadas 2021: tudo sobre a grande final do Futebol Masculino
Menu & Busca
Olimpíadas 2021: tudo sobre a grande final do Futebol Masculino

Olimpíadas 2021: tudo sobre a grande final do Futebol Masculino

Home > Notícias > Esporte > Olimpíadas 2021: tudo sobre a grande final do Futebol Masculino

Brasil e Espanha se enfrentam no próximo sábado (07), na grande disputa pela medalha de ouro nas Olimpíadas

olimpíadas
As duas seleções tiveram dificuldade na semifinal. | Foto: Reprodução.

No próximo sábado, dia 7 de agosto, Brasil e Espanha se enfrentam na grande final do futebol masculino nas Olimpíadas, ambas as seleções já garantiram medalha, agora vão decidir quem fica com o ouro e quem fica com a medalha de prata. As duas seleções passaram um sufoco na semifinal, o Brasil eliminou o México nos pênaltis e a Espanha passou pelo Japão apenas na prorrogação.

Com uma campanha bem consistente de ambas as equipes, não tem como decidir um favorito para essa grande final, o atual campeão olímpico Brasil conta com jogadores experientes como Richarlison, Diego Carlos e Santos, enquanto a Espanha tem seis jogadores que disputaram a última Eurocopa no plantel, quando a seleção espanhola acabou caindo na semifinal para a Itália.

Futebol masculino nas Olimpíadas 2021

A fase eliminatória do Brasil

futebol
Santos foi o herói do Brasil na semifinal. | Foto: Fernando Vergara.

Depois de uma fase de grupos tranquila, o Brasil enfrentou a seleção do Egito e, com uma grande dificuldade, venceu a partida apenas por 1×0, o único gol da partida foi marcado por Matheus Cunha, aos 37 minutos da primeira etapa.

Na semifinal, o Brasil enfrentou o algoz da final das Olimpíadas de Londres, em 2012, na ocasião, a seleção mexicana venceu por 2×1 e saiu com a medalha de ouro. Mas, dessa vez, foi diferente, após um 0x0 no tempo normal e na prorrogação, a disputa foi para os pênaltis, onde o México desperdiçou as duas primeiras cobranças e viu o Brasil acertar os 4 pênaltis e se classificar para a grande final.

A fase eliminatória da Espanha

olimpíadas futebol
Asensio foi decisivo na prorrogação contra o Japão. | Foto: Anne-Christine Poujoulat.

Após passar da fase de grupos com apenas 1 vitória e 2 empates, a seleção espanhola enfrentou muitas dificuldades também na fase eliminatória. Nas quartas de final, a Fúria enfrentou a seleção da Costa do Marfim, e até os 48 minutos do segundo tempo, perdia a partida por 2×1, mas o herói Rafa Mir empatou a partida na prorrogação, a Espanha teve facilidade e marcou mais 3 vezes, garantindo-se na próxima fase.

Na semifinal, a seleção espanhola enfrentou o dono da casa Japão, e após um empate por 0x0 no tempo normal, novamente precisou de um “herói” na prorrogação, e dessa vez foi Marco Asensio, jogador do Real Madrid, que classificou La Roja, aos 10 minutos do segundo tempo, quando acertou um belo chute e garantiu a seleção na grande final.

Ambas as seleções buscam o segundo ouro olímpico no futebol, o Brasil conquistou seu primeiro título em 2016, aqui no Rio de Janeiro, e disputa sua quinta final, colecionando três pratas. Já a seleção espanhola, foi campeã em 1992, também em sua casa, em Barcelona, e tem mais 2 medalhas de prata no currículo, em 1920 e em 2000. Mas, afinal, quem vai conquistar o título das Olimpíadas 2021, o Brasil de André Jardine ou a Espanha de Jose Luis De La Fuente?

________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas