Obrigado por tudo, Sergio Agüero: Saiba mais sobre sua aposentadoria
Menu & Busca
Obrigado por tudo, Sergio Agüero: Saiba mais sobre sua aposentadoria

Obrigado por tudo, Sergio Agüero: Saiba mais sobre sua aposentadoria

Home > Notícias > Esporte > Obrigado por tudo, Sergio Agüero: Saiba mais sobre sua aposentadoria

O atacante argentino teve que se aposentar por problemas de saúde

Sergio Agüero é o maior jogador da história do Manchester City.
Sergio Agüero é o maior jogador da história do Manchester City. | Foto: Reprodução.

Um dos maiores atacantes de sua geração, Sergio “Kun” Agüero anunciou hoje que se despedirá dos gramados após um problema cardíaco que teve na partida entre Barcelona x Alavés, na 12ª rodada do Campeonato Espanhol de 2021. Marcando seu nome por onde passou, o argentino encerrou sua carreira precocemente aos 33 anos, e com certeza está na história do futebol, tanto pelo seus feitos pelos clubes, quanto pela seleção Argentina.

Agüero começou sua carreira no Independiente, de Avellaneda, com apenas 15 anos de idade. Mais de 1 ano após a sua estreia, o jovem atacante marcou seu primeiro gol contra o Estudiantes de la Plata, outro tradicional time da liga argentina. Já no ano seguinte, Kün se tornou o melhor jogador do campeonato, ainda aos 17 anos, rendendo comparações a Ronaldo e Romário na época, sendo vendido para o Atlético de Madrid por 20 milhões de euros.

Relembre a trajetória de Sergio Agüero, do início até sua aposentadoria

Atlético de Madrid

O jovem se tornou um dos melhores jogadores do mundo pelo Atlético.
O jovem se tornou um dos melhores jogadores do mundo pelo Atlético. | Foto: Reprodução.

Na sua primeira temporada, em 2006–20007, Sergio teve poucos momentos de brilho, o que melhorou em seu segundo ano, quando Agüero conquistou seu segundo mundial sub-20 pela seleção, sendo o melhor jogador do torneio. Nessa temporada seguinte, 2007–2008, Kun Agüero foi o terceiro colocado na artilharia de La Liga, com 19 gols, ajudando os Colchoneros a se classificar para a Champions League após 12 anos, se tornando o novo ídolo da torcida após a saída de Fernando Torres.

Em seu terceiro ano pelo clube madrilenho, Agüero foi destaque nas duas fases preliminares da Champions League, marcando 3 gols contra Schalke e PSV. Nessa mesma temporada, o Atlético acabou sendo eliminado pelo Porto nas oitavas de final, mas conseguiu novamente se classificar para a Liga dos Campeões, após terminar em 4º no campeonato espanhol, com 17 gols do atacante argentino durante o ano.

Na sua última temporada pelo Atlético de Madrid, Agüero conquistou seu primeiro título pelo time espanhol, após terminar em 3º lugar na fase de grupos, o Atlético foi para a Europa League, onde enfrentou o Fulham na grande final, e venceu a partida por 2×1. No começo da temporada seguinte, Kun ainda conquistou seu segundo troféu pelos Colchoneros, a Supercopa da UEFA.

Manchester City

Sergio Agüero foi apresentado pelo Manchester City em 2011.
Sergio Agüero foi apresentado pelo Manchester City em 2011. | Foto: Reprodução.

Em julho de 2011, Sergio Agüero foi anunciado como novo reforço do Manchester City, por um valor de 45 milhões de euros, se tornando a transferência mais cara da história do clube na época, superando Robinho que havia sido contratado por 37 milhões. Em sua estreia pelo time inglês, contra o Swansea City, o atacante argentino marcou dois gols e deu uma assistência para David Silva, outra lenda dos Citizens.

Com um começo fulminante, Agüero marcou também contra o forte time do Tottenham, em uma goleada por 5×1 no White Hart Lane, antigo estádio do time londrino. Em 10 de setembro, Sergio “Kun” marcou seu primeiro hat-trick pelo time de Manchester, em uma partida contra o Wigan Athletic, e no jogo seguinte, contra o mesmo Fulham da final da Europa League, marcou mais 2 gols. Já no dia 1º de outubro, o atacante argentino teve sua primeira lesão pelo clube inglês, em uma partida contra o Blackburn.

No fim de sua primeira temporada pelo Manchester City, Agüero já se tornou uma lenda do clube inglês, marcando um gol nos acréscimos da última rodada, que garantiu o primeiro título do City na Era Premier League. Em 2013–2014, o argentino conquistou seu segundo título da Premier League, além da Copa da Liga Inglesa, contra o Sunderland, em março de 2014.

O jogador se tornou o maior artilheiro da história do clube em 2017.
O jogador se tornou o maior artilheiro da história do clube em 2017. | Foto: Reprodução.

Em 21 de outubro de 2017, em uma partida contra o Burnley, válida pela 9ª rodada da Premier League, Agüero se tornou o maior artilheiro da história do Manchester City, igualado com Erick Brook, com 177 gols pelo clube inglês. 11 dias depois, em um jogo contra o Napoli, válido pela Liga dos Campeões, o atacante argentino se isolou na artilharia histórica da equipe inglesa.

Na mesma temporada, Agüero conquistou sua terceira Premier League pelos Citizens, além de conquistar mais uma copa da Liga Inglesa. Em 2018–2019, o argentino conquistou mais uma vez o campeonato inglês, e também renovou seu vínculo com o City até 2021. Em abril de 19, Aguero chegou a marca de 20 gols em 5 temporadas consecutivas de Premier League, igualando Thierry Henry, que conseguiu o feito pelo Arsenal.

Já em 2019–2020, Agüero quebrou dois recordes jogando pelo time de Manchester, se tornou o maior artilheiro estrangeiro de toda a Premier League, marcando 3 gols contra o Aston Villa, o que também lhe concedeu a coroação de jogador com mais hat-tricks na história da liga, superando Alan Shearer, que tinha 11.

Em 2021, Agüero fez sua última partida com a lendária camisa 10 do Manchester City na Premier League, contra o Everton, válido pela última rodada da competição, marcando 2 gols e se tornando o maior artilheiro por um único clube na história da Premier League, com 184 gols, ultrapassando Rooney, que fez 183 pelo Manchester United.

Barcelona 

Sergio Agüero foi para o Barcelona em 2021.
Sergio Agüero foi para o Barcelona em 2021. | Foto: Reprodução.

Anunciado como reforço do Barcelona em 31 de maio de 2021, Agüero fez poucas partidas pela equipe catalã, marcando seu único gols justamente no El Clasico contra o Real Madrid, em 24 de outubro. Algumas rodadas depois, o atacante argentino sofreu uma arritmia cardíaca em uma partida contra o Aláves, o que forçou a aposentadoria de um dos maiores atacantes da história do futebol.

Sergio Agüero encerrou sua carreira com 5 Premier League, 6 Copas da Liga Inglesa, 3 Supercopas da Inglaterra e 1 FA Cup (Títulos pelo Manchester City), 1 Europa League e 1 Supercopa da UEFA (Títulos pelo Atlético de Madrid), 2 Copas do Mundo FIFA Sub-20, 1 Medalha de Ouro nas Olimpíadas e 1 Copa América (Títulos pela Seleção Argentina).

_________________________________________________

Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas