O suposto remédio milagroso que afirmam poder curar o coronavírus
Menu & Busca
O suposto remédio milagroso que afirmam poder curar o coronavírus

O suposto remédio milagroso que afirmam poder curar o coronavírus

Home > Lifestyle > Saúde > O suposto remédio milagroso que afirmam poder curar o coronavírus

Nas últimas semanas, o governo divulgou ter encontrado um remédio que possui eficácia de 94% contra o vírus Covid-19 em testes realizados em laboratórios. Porém, o nome ainda não foi divulgado para evitar corridas precipitadas às farmácias e a falta de estoque dele no mercado.

cura do coronavírus
Governo indica que remédio popular poderá curar o coronavírus. | Foto: Reprodução.

O anúncio oficial foi feito durante uma coletiva no Palácio Planalto, pelo ministro Marcos Pontes, na qual ele afirmou que sua expectativa para a liberação dos primeiros resultados é para o meio do mês de maio:

No máximo na metade de maio, um momento crítico, nós teremos aqui uma solução de um tratamento, se Deus quiser, estou contando que esses testes clínicos realmente demonstrem a eficiência desse remédio, a probabilidade maior é essa. Considerando isso correto, a gente vai ter um tratamento com um remédio que não tem praticamente efeitos colaterais 

De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o medicamento é de baixo custo, incluindo genérico, e é altamente distribuído pelo país. O mais benéfico em relação à essa nova substância é que ela não possui grandes efeitos colaterais e está presente, inclusive, em algumas prescrições pediátricas.

Por que isso é importante? Ele tem uma vantagem muito grande, tem pouco efeito colateral e pode ser empregado numa grande faixa da população.

Os testes clínicos do remédio devem começar ainda nesse mês, em cerca de 500 pacientes das cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. De acordo ainda com Pontes, ele destacou a importância da ação dos cientistas brasileiros, visto que a descoberta foi feita por eles:

Nós estamos falando de ciência feita no Brasil, uma ciência respeitada em todo o mundo. Os nossos cientistas são muito responsáveis, não só pelo conhecimento, mas pela atitude, esse pessoal tem trabalhado dia e noite. Muitos são bolsistas e estamos conseguindo resultados por meio do trabalho desses pesquisadores.

Espero que vocês como brasileiros também tenham orgulho desses cientistas.

Porém, até o momento, ainda é cedo para comemorarmos a descoberta. Só teremos um resultado definitivo sobre a eficácia da droga a partir dos resultados dos testes que se iniciarão no mês de abril.

Não há nenhuma evidência sólida de alguma substância que seja eficaz contra o vírus no mundo. Há mais de 100 testes clínicos sendo realizados, atualmente, e nenhuma das teorias se mostrou efetiva até o momento. No entanto, a declaração do Ministério nos traz a esperança que estamos indo pelo caminho certo e que, em breve, teremos uma resposta para esse mistério.

____________________________________
Por Anna Casiraghi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas