quinta-feira, 25 abril, 24
HomeCinema e Séries'O Silêncio dos Inocentes', uma declaração apaixonada ao terror

‘O Silêncio dos Inocentes’, uma declaração apaixonada ao terror

Há trinta anos, Clarice Starling (Jodie Foster), uma mulher jovem de passos hesitantes, caminhou pelos corredores da antiga prisão que abrigava o serial killer Hannibal Lecter (Anthony Hopkins). Era então lançado O Silêncio dos Inocentes, longa-metragem que quebrou o status quo de Hollywood e revolucionou o terror norte-americano.

Não por coincidência, Starling é a primeira personagem com quem nos deparamos em cena. Ela aparece correndo em um bosque, quando é interrompida e convocada à sala de Jack Crawford (Scott Glenn), agente a quem é subordinada no FBI. A próxima cena é uma imagem perfeita da névoa sexista que encobre a personagem ao longo de todo o filme: Clarice vai ao encontro do chefe e entra em um elevador no qual todos os presentes são homens. O moletom cinza desbotado que veste é um objeto fora do lugar no meio do mar vermelho vivo que a faz encolher: camisas engomadas e masculinas que expressam potência.

Já dentro da sala pequena e mal iluminada, recortes de jornal estão dispostos na parede indicando uma caça em curso do serial killer conhecido apenas como Buffalo Bill (Jame Gumb). À procura da resolução do caso, Starling é designada para extrair informações do prisioneiro Hannibal Lecter, um psiquiatra condenado por canibalismo e assassinatos múltiplos. Nos diálogos travados entre os dois, ela busca decifrar a verdadeira face do foragido, que tem como alvo mulheres jovens e de peles bem cuidadas.

O Silêncio dos Inocentes
O filme é uma declaração apaixonada ao terror. | Foto: Reprodução.

O Silêncio dos Inocentes e o terror

Cunhado na literatura e lapidado no cinema, Hannibal é o tipo de personagem que transborda os limites de nossa fantasia. É sarcástico e narcísico, um típico psicopata americano, mas que transcende o temperamento enérgico e descontrolado de nomes como Patrick Bateman (Christian Bale, American Psycho). Costumo pensar que existem certos paralelos a serem traçados entre a realidade e a intelectualidade desmoralizante de Hannibal Lecter sobre o que constitui a essência da humanidade. Na filosofia de um dos maiores serial killers da ficção americana, não há como lutar contra nossa própria natureza e todos vivemos em uma sociedade corrompida, submersa em suas próprias aflições. Nem selvagem, nem sábia: um delírio pessimista de natureza autêntica e sórdida.

Ao longo dos últimos 30 anos, o filme já arrecadou mais de 270 milhões de dólares em todo o mundo. Até o ano de 2015, foi o único do gênero de terror a conquistar o Oscar de Melhor Filme e também foi o terceiro a ser premiado nas cinco categorias principais da Academia: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. Como uma de suas principais realizações, o longa foi escolhido para ser preservado pelo National Film Registry, uma seleção de obras cinematográficas feita pela National Film Preservation Board para conservação na Biblioteca do Congresso americano.

Não é por nada que Hopkins e Foster conquistaram lugar nas cerimônias de premiação, nas estantes e corações dos espectadores e na história do cinema. Na esteira do tempo, a coragem e a perspicácia de Clarice Starling finalmente calaram os gritos atormentados das ovelhas sacrificadas, um símbolo da metamorfose que caracteriza os personagens do filme. Ela finaliza sua jornada pessoal rumo a um horizonte transformador, quando o silêncio se instaura e os gritos se tornam miragens no passado.

O Silêncio dos Inocentes é uma carta de amor deliciosamente escrita ao terror cinematográfico. Jonathan Demme dirigiu um filme que vai além do horror e tensiona o imaginário coletivo de que os homens se movem até somente o que seria uma fronteira bem delimitada: a nossa capacidade de sentir empatia. Através de um novo ângulo sobre os criminosos, nus da estética mística que costuma recair sobre eles, Demme presenteia a crítica especializada com uma narrativa imersa na mente humana, em uma busca desenfreada pelos simbolismos que desencadeiam a construção de novas realidades. Emblema principal da história, as mariposas são mensageiras da morte e significam a transformação pela entrada no mundo dos mortos. Da lagarta a crisálida, ou pupa e, daí, para a beleza.

Na trama, Buffalo Bill marcava as cenas de seus crimes com os insetos, em uma representação extraordinária da morte de sua própria persona, o abandono de seu antigo “eu” com destino a um novo espetáculo de si mesmo. O Silêncio dos Inocentes não é um filme sobre a loucura, é um longa sobre nossos próprios ímpetos de busca por uma representação mais exata do que pretendemos ser. Posso alimentar a lagarta; posso sussurrar através do casulo;  mas o que me incuba segue sua própria natureza e está além de mim.

Por Ana Flávia Pilar – Fala! UFRJ