O que os atrasos nos filmes de 2020 significam para o Oscar de 2021?
Menu & Busca
O que os atrasos nos filmes de 2020 significam para o Oscar de 2021?

O que os atrasos nos filmes de 2020 significam para o Oscar de 2021?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > O que os atrasos nos filmes de 2020 significam para o Oscar de 2021?

Devido à atual crise pandêmica do coronavírus, a indústria cinematográfica foi, entre várias outras, profundamente afetada. Por essa razão, estúdios foram forçados a alterar as datas de estreia de seus filmes. Considerando que o ano de 2020 contará (ou pelo menos contaria) com produções de diretores como Wes Anderson e Christopher Nolan, entre outros, a cerimônia anual de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pode sofrer alterações. 

Algumas mudanças para o ano que vem já foram anunciadas. Em abril, os organizadores da premiação anunciaram que filmes lançados por serviços de streaming que não tiverem exibições nos cinemas não deixam de ser elegíveis para o Oscar 2021. Antes, um filme deveria estar por pelo menos sete dias em cartaz. Com isso, os streaming podem ganhar ainda mais força. 

O Poder dos Streamings

Assim como foi nos últimos anos, a Netflix, principalmente, distribuirá filmes de grandes diretores. No Oscar 2020, a empresa contou com 21 indicações e venceu 2 prêmios do Oscar: ‘Melhor Documentário’, para Indústria Americana, e ‘Melhor Atriz Coadjuvante’, para Laura Dern em História de um Casamento.

Para a cerimônia do ano que vem, a Netflix já conta com fortes candidatos como Mank, dirigido por David Fincher, e Da 5 Bloods, de Spike Lee. E, com poucas estreias fora dos serviços de streaming, a Netflix pode tomar conta novamente da premiação de 2021. 

Cancelamento? Aconteceu com o Festival de Cannes 

Conhecido como um dos maiores festivais de Cinema do mundo, o Festival de Cannes foi adiado. Antes, ocorreria entre os dias 12 e 23 de maio, e foi considerado para acontecer entre os meses de junho e julho. Agora, as mudanças se referem à forma pela qual o evento deve ocorrer. 

Bong Joon Ho
Bong Joon Ho venceu a Palma de Ouro por Parasita. Em 2020, o Festival de Cannes foi adiado. | Foto: Reprodução. 

Apesar disso, organizadores do Festival de Cannes, lançaram um mercado de filmes on-line. Idealizado por Jérôme Paillard, diretor do mercado de filmes do festival, o Marché du Film Onlin será realizado entre os dias 22 e 26 de junho.

Seguindo os passos do Festival de Cannes, a Academia pode passar a considerar um adiamento e uma alteração do formato da premiação, além da plataforma de transmissão de filmes indicados. 

Duas cerimônias no mesmo ano

Em 1930, não apenas uma, mas duas cerimônias do Oscar aconteceram. Na ocasião, a premiação foi realizada nos meses de abril e novembro. Além do mais, 2021 não seria o primeiro ano sem Oscar, já que isso aconteceu em 1933. Com isso, existe a possibilidade do passado ser relembrado para a 93ª edição.

Alguns filmes que já foram adiados

Muitos filmes que estavam sendo ansiosamente esperados pelo público tiveram suas datas de estreias adiadas

007 – Sem tempo para morrer

Daniel Craig interpretará pela última vez o espião James Bond
Daniel Craig interpretará pela última vez o espião James Bond. | Foto: Reprodução.

Dirigido por Cary Fukunaga, o filme estrearia em abril de 2020. Contando com grandes estrelas no elenco, como o vencedor do Oscar, Rami Malek, a estreia do último filme da franquia protagonizado por Daniel Craig foi realocado para 12 de novembro.

Mulan 

Adaptado da animação da Disney de 1998, Mulan foi adiado para 23 de julho. O filme, que estrearia em março, era um dos mais esperados do ano, principalmente pelo público que deseja uma oportunidade de revisitar, de outra maneira, esse desenho de sucesso. 

Um Lugar Silencioso 2

Um Lugar Silencioso 2
Emily Blunt retorna ao papel de Evelyn Abbott para a sequência do filme. | Foto: Reprodução.

A sequência do sucesso de terror do diretor John Krasinski estrearia no dia 8 de março, mas, com a chegada da pandemia, teve sua data alterada para 24 de setembro. 

The French Dispatch

Dirigido pelo artístico Wes Anderson, The French Dispatch conta com astros como Christoph Waltz, Bill Murray, Benicio Del Toro, Tilda Swinton, entre outras grandes estrelas do cinema. A obra relata a história do departamento francês de um jornal ficcional do Kansas. 

Anteriormente, sua estreia estava prevista para o dia 24 de julho, mas a pandemia da Covid-19 forçou o adiamento para 16 de outubro de 2020. 

Viúva Negra

Viúva Negra em Vingadores: Ultimato
Scarlett Johansson como Viúva Negra em Vingadores: Ultimato. O filme solo da heroína será a 9ª participação da atriz como a personagem. | Foto: Reprodução.

Outro filme da Disney adiado foi Viúva Negra. A obra, que estrearia em 1º de maio no Brasil, abriria a fase 4 do MCU (Universo Cinematográfico Marvel). Porém, a pandemia da Covid-19 fez com que o filme fosse adiado para 6 de novembro. 

Filmes que já estrearam e que podem aparecer no Oscar

Apesar do adiamento na estreia de filmes, algumas produções que já foram lançadas nesse ano são fortes (ou nem tanto) candidatos para serem selecionados pela Academia. Alguns dos melhores filmes do ano até aqui podem pintar em um possível Oscar de 2021. 

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa 

Aves de Rapina
Margot Robbie como Arlequina em Aves de Rapina. | Foto: Reprodução.

Com Margot Robbie no papel principal , o filme retrata as aventuras de Arlequina, Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), Caçadora (Mary Elizabeth Winstead) e Renee Montoya (Rosie Perez) contra o Máscara Negra (Ewan McGregor). 

Por sua atuação de destaque entre filmes que já foram lançados, Margot Robbie não se apresenta tão distante de ser lembrada pela Academia, e pode até receber uma indicação. Além disso, o filme chama a atenção por seu figurino e pela maquiagem, e uma probabilidade de aparição nessas categorias existe.     

O Homem Invisível

O Homem Invisível
Elizabeth Moss no filme O Homem Invisível. | Foto: Reprodução.

Esse filme conta a história de uma mulher (Elizabeth Moss) que é aterrorizada por seu namorado invisível. Além de uma ótima atuação de Elizabeth Moss, o filme apresenta um roteiro sólido, algo que pode até ser lembrado na categoria de ‘Melhor Roteiro Adaptado’, já que o original é de 1933. 

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica 

Dois Irmãos
Cena do filme Dois Irmãos. | Foto: Reprodução.

Essa emocionante animação retrata a jornada de dois elfos, que desejam descobrir se a mágica ainda existe. Não há como negar a impressionante qualidade com a qual a Pixar desenvolve as suas animações. Além de já ter vencido diversas estatuetas na categoria de ‘Melhor Animação’ do Oscar, alguns desenhos animados da empresa já chegaram a ser indicados ao Oscar de ‘Melhor Filme’. 

Crip Camp: Revolução pela Inclusão 

Crip Camp foi produzido por Michelle e Barack Obama
Crip Camp foi produzido por Michelle e Barack Obama. | Foto: Reprodução.

 Lançado pela Netflix, o documentário Crip Camp conta como um acampamento para deficientes iniciou uma revolução, quando seus acampantes viraram ativistas pelos direitos de pessoas com deficiência. 

O documentário demonstra muito bem a transição de acampantes para ativistas. Seguindo os passos de Indústria Americana, que também é produzido pelo casal Obama e também lançado pela Netflix, uma indicação e vitória no Oscar 2021, se houver, não seria improvável.

_______________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas