Refratário: você sabe o que é? Veja a sua aplicação no dia a dia
Menu & Busca
Refratário: você sabe o que é? Veja a sua aplicação no dia a dia

Refratário: você sabe o que é? Veja a sua aplicação no dia a dia

Home > Notícias > Refratário: você sabe o que é? Veja a sua aplicação no dia a dia

Provavelmente, você já viu e até usou algum equipamento que, em sua composição, fez uso de um refratário. Esse tipo de material é amplamente utilizado em indústrias, especialmente siderúrgicas, petroquímicas ou no ramo do agronegócio. Porém, em ambientes domésticos os refratários também têm a sua presença. Veja, a seguir, o que é um refratário e suas principais aplicações.

O que é um refratário?

Refratário é todo e qualquer material que aguenta uma solicitação mecânica em alta temperatura – normalmente, são materiais cerâmicos. Os refratários são submetidos a temperaturas extremamente altas (em média, superior a 1500º C), sem perderem as suas propriedades, condutividade e resistência, além de manterem o calor pelo tempo que for necessário. Sua composição e as temperaturas utilizadas variam conforme o objetivo.

Para que são usados os refratários?

Você pode não se dar conta, mas, na produção de equipamentos essenciais para a sociedade moderna, alguns processos são necessários e muitas vezes existe a implicação de altas temperaturas. Alguns exemplos de aplicações dos refratários são os fornos industriais e domésticos, caldeiras e até churrasqueiras, essa última fazendo uso dos tijolos refratários. 

Fibra cerâmica

fibra ceramica refratario
Fibra cerâmica. | Foto: Reprodução/internet

A fibra cerâmica é um material refratário inorgânico, utilizado a 1300º C. Ela é capaz de reter altas temperaturas e é resistente a choques térmicos, sendo extremamente indicada para isolamentos térmico e acústico. Quando comparada a outras fibras isolantes, como a de vidro, a fibra cerâmica se sobressai pela sua resistência, custo e menor impacto ao meio ambiente.

Tanto a fibra cerâmica quanto outros refratários fazem parte do nosso dia a dia e são fundamentais para o desenvolvimento das sociedades. Sem esses materiais, muitos equipamentos que nós utilizamos hoje simplesmente não existiriam. 

____________________________
Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!

Tags mais acessadas