O filme 365 DNI, também conhecido como 365 Days, lançamento na Netflix, acompanha uma jovem que é sequestrada no dia do seu aniversário e, feita refém, começa a demonstrar fortes sentimentos pelo seu agressor. Desenvolve-se ali a famosa Síndrome de Estocolmo. Continue lendo para conhecer melhor essa síndrome.
365 Days e a Síndrome de Estocolmo
Um dos filmes mais assistidos na Netflix, 365 Days tem causado polêmica, não apenas por suas cenas provocantes e explícitas, mas também por sua premissa similar a de 50 Tons de Cinza.
No filme erótico, Laura Biel (Anna Maria Sieklucka) é uma jovem que vai para Sicília, aproveitar as férias, acompanhada do namorado e de alguns amigos. Nos primeiros dias da viagem, Laura é sequestrada pelo chefe da máfia siciliana, Massimo Torricelli (Michele Morrone).
Massimo faz de tudo para que Laura o ame no período de um ano. Já no trailer, é possível ver que a jovem acaba se rendendo, apaixonada pelo sequestrador. Seu comportamento é descrito por psicólogos como Síndrome de Estocolmo.
O que é a Síndrome de Estocolmo?
A Síndrome de Estocolmo é um estado psicológico em que uma pessoa passa a ter simpatia, admiração e até mesmo se apaixona por seu agressor.
O primeiro caso aconteceu em 1973, em Estocolmo, na Suécia – o nome vem justamente daí. Durante o assalto a um banco, quatro reféns acabaram se apaixonando pelos criminosos, oferecendo inclusive os seus corpos como escudos, quando a polícia ameaçou invadir.Este caso inspirou a criação da personagem Estocolmo (Esther Acebo), na série espanhola La Casa de Papel. Na trama, a refém Mónica Gaztambide se apaixona por Denver (Jaime Lorente) e acaba juntando-se a ele no assalto à Casa da Moeda.
Além da relação criminoso e refém, a Síndrome de Estocolmo pode acontecer em qualquer tipo de relação, em que um dos dois abusa do poder, intimidando o outro, ameaçando-o e causando danos físicos ou psicológicos. Inconscientemente, a vítima busca por aprovação e a síndrome começa a se desenvolver.
Reações na Internet
Apesar do sucesso de 365 Days na Netflix, muitos internautas criticaram a romantização da relação entre a vítima e o seu agressor. Nas redes sociais, enquanto muitos elogiaram o filme, outros avaliaram negativamente o enredo.
O filme 365 Days terá continuação?
365 Days é uma adaptação do best-seller da autora polonesa Blanka Lipinska. Por ser o primeiro livro de um trilogia, os fãs já se perguntam se o filme vai ter continuação. Só o tempo dirá se veremos uma sequência, um 365 DNI 2.
______________________________
Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!