sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeSaúdeO que é a PEP?

O que é a PEP?

PEP é a sigla para Profilaxia Pós-Exposição, que se dá por qualquer tratamento médico preventivo tendo início imediato após a exposição de algum vírus. O objetivo é prevenir a infecção e o desenvolvimento da doença.

Entenda o que é a PEP

A Profilaxia Pós-Exposição ao vírus HIV surgiu através do AZT, usado no tratamento contra AIDS, onde estabeleceram sua eficácia na prevenção da transmissão da infecção pelo HIV, essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.

O uso de medicamentos ou imunobiológicos devem ser utilizados após qualquer situação em que exista risco de contágio, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco.

O contágio pode acontecer em acidentes com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico que são classificados como exposição ocupacional, profissionais de saúde ou pela exposição não ocupacional (sexual) ocorrida em casos de violência sexual ou relação sexual desprotegida. Os medicamentos precisam ser tomados por 28 dias para prevenir a infecção pelo vírus.

O que é a PEP
Entenda o que é a PEP. | Foto: Reprodução.

Teste inicial de HIV

Antes de iniciar a PEP, após exposição de risco ao HIV, as pessoas devem ser testadas, só será possível dar continuidade se o teste diagnóstico rápido não revelar a presença de infecção pelo HIV.

Onde encontrar a PEP?

Por fim, a PEP é oferecida gratuitamente pelo SUS. Ainda, é importante destacar que o tratamento possui medicamentos que podem gerar efeitos colaterais desagradáveis, incluindo mal-estar, fadiga, diarreia, dor de cabeça, náusea e vômito.

_____________________________________________

Por Marillia Gomes – Fala! Uninove

ARTIGOS RECOMENDADOS