O que a sua pele pode revelar sobre seu psicológico?
Menu & Busca
O que a sua pele pode revelar sobre seu psicológico?

O que a sua pele pode revelar sobre seu psicológico?

Home > Lifestyle > Saúde > O que a sua pele pode revelar sobre seu psicológico?

É comum ouvir pelas pessoas que a pele reflete diretamente aquilo que o corpo está sentindo, mas será que essa frase é realmente verídica? Diversos estudos da área da medicina e psicologia afirmam que algumas alterações e patologias relacionadas à saúde da pele podem ter sim relação com a situação emocional em que a pessoa se encontra. 

A seguir, saiba mais sobre a relação entre saúde mental e sua pele, e como identificar esses sintomas.

A saúde da pele pode estar relacionada a saúde mental.
A saúde da pele pode estar relacionada a saúde mental. | Foto: Unsplash.

A pele e o psicológico: A relação entre saúde mental e saúde cutânea

Em uma pesquisa feita pelo Hospital Sírio Libanês, foi notado que aproximadamente 40% dos diagnósticos de pacientes que percebem alguma manifestação na sua pele, possuem relação com seu emocional, alguns exemplos de doenças dermatológicas causadas pelo psicológico dessas pessoas são o vitiligo (que não é totalmente conhecido pela medicina ainda, mas acredita-se que uma das possíveis causas possua certa conexão com fortes traumas psicológicos) e a neurodermite (que pode aparecer ou piorar em momentos de estresse e ansiedade).

Existe uma área de estudos dedicada a essas doenças aparentes na pele, que possuem características relacionadas às questões emocionais, mesmo que ao mesmo tempo, dermatológicas, ela é denominada “Psicodermatologia”. Os profissionais desse ramo buscam pesquisar e ir atrás de algumas respostas, como por exemplo: quais as relações entre esses dois campos ao diagnosticar um paciente, como identificar os sintomas de cada uma dessas patologias e qual é a diferença entre esses casos específicos e outros que não se encaixam nessa área.

Exemplificando essa conexão entre os aspectos dermatológicos e emocionais, e como ela pode acontecer com qualquer pessoa, a influencer Mayra Cardi relatou em suas redes sociais a aparição de pequenas bolinhas espalhadas pelo seu corpo, exatamente no momento que estava passando por uma situação complicada, com a separação de seu ex-marido. Portanto, isso prova o quão importante é o autocuidado, não só externo como também a parte interna, o corpo e a mente são diretamente conectados e isso acaba sendo perceptível de diversas formas.

__________________________________________________

Por Ana Carolina do Nascimento Yamazaki – Fala! Mack

Tags mais acessadas