O protagonista Giovanni Reyna: conheça a carreira do jogador
Menu & Busca
O protagonista Giovanni Reyna: conheça a carreira do jogador

O protagonista Giovanni Reyna: conheça a carreira do jogador

Home > Notícias > Esporte > O protagonista Giovanni Reyna: conheça a carreira do jogador

Giovanni Reyna, meia inglês que chama atenção no futebol

Quando se pensa em países que ainda não ganharam uma Copa do Mundo, um dos próximos candidatos que é colocado são os Estados Unidos. Apesar de já ter tido uma boa geração liderada por Clint Dempsey e Landon Donovan, os Estados Unidos não conseguiram, até hoje, engrenar uma sequência positiva nas grande competições, ficando de fora inclusive da última Copa disputada na Rússia em 2018.

Mas o país norte-americano apresenta um grande potencial de desenvolvimento, pois ele possui um bom investimento, uma população massiva e muitos jogadores sendo exportados para as grandes ligas europeias recentemente. E o atleta que desponta como o principal nome dessa nova geração americana é o meia Giovanni Reyna, de apenas 17 anos.

Giovanni Reyna
Giovanni Reyna em ação pelo Borussia Dortmund, da Alemanha. | Foto: Kieran McManus/BPI/Shutterstock.

Giovanni Reyna

Nascido em Sunderland, na Inglaterra, na época que seu pai, o ex-jogador Claudio Reyna, atuava pelo clube, Giovanni começou sua carreira nas categorias de base do New York City, quando tinha apenas 13 anos de idade. Em 2019, se juntou ao Borussia Dortmund, da Alemanha, que já o observava há anos atuando nos Estados Unidos.

futebol
Jovem Giovanni Reyna jogando ainda no New York City. | Foto: Goal.com.

Na sua temporada de estreia na base do Borussia Dortmund, Reyna já assumiu a titularidade da equipe sub-19, tanto jogando como meia quanto como ponta-esquerda. Na Bundesliga da categoria, o talentoso jogador marcou 4 gols e distribuiu 7 assistências em apenas 11 partidas, além de ter feito mais quatro gols na UEFA Youth League.

Ele atuou em poucos jogos porque logo subiu para o time de cima e estreou profissionalmente em janeiro de 2020, contra o Augsburg, em uma vitória por 5×3. Seu primeiro gol saiu na Copa da Alemanha, semanas depois em um belo chute de fora da área, se tornando o jogador mais novo a marcar na história do torneio.

Giovanni ainda estreou na Liga dos Campeões nessa mesma temporada, atuando contra o Paris Saint-Germain nos dois jogos do confronto nas oitavas de final.

Características

Reyna é um jogador de muita personalidade em campo, que sempre busca ter a bola nos seus pés para criar as jogadas de ataque da equipe. Sua grande visão de jogo e seu bom passe permite deixar os seus companheiros na cara do gol com muita facilidade.

Além disso, sua finalização de longa distância é excelente, porém ainda falta um pouco de frieza na conclusão de algumas jogadas, principalmente dentro da área, o que é normal para um garoto da sua idade e que pode ser desenvolvido facilmente.

Pela seleção, Giovanni sempre optou por defender os Estados Unidos, como ele relatou para o site Sports Illustrated: “Estou ciente dos rumores, mas, para mim, é bastante claro. Só quero jogar pelos Estados Unidos. Esse é o meu país”. O jovem foi convocado para a equipe sub-17 para disputar a Copa do Mundo da categoria ano passado, sendo o capitão do time. Reyna ainda foi vice-campeão do Campeonato da CONCACAF sub-17 no mesmo ano.

Giovanni Reyna
Talentoso Giovanni Reyna jogando pela seleção sub-17 na Copa do Mundo da categoria ano passado, realizado no Brasil. | Foto: ESPN.

Na atual temporada, Giovanni Reyna começou como titular após se destacar muito na pré-temporada, marcando 4 gols no total. Na estreia da Bundesliga, o meia marcou o gol da vitória do Borussia Dortmund, após bom passe do inglês Jude Bellingham. Porém, o melhor ainda estava por vir.

No último jogo, Reyna deu 3 assistências, ajudou muito o time na goleada por 4×0 contra o Freiburg e foi eleito o melhor jogador da partida. O potencial que o norte-americano tem é enorme e deve ser desenvolvido com muito cuidado. As chances que o treinador Lucien Favre está dando ao jovem são muito merecidas pois, hoje, ele já é uma realidade e uma peça muito importante no elenco. É necessário não tirar os olhos da joia americana, porque, em breve, ele já estará entre os principais jogadores do mundo.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas