O promissor Bukayo Saka: conheça a trajetória do ponta de 19 anos
Menu & Busca
O promissor Bukayo Saka: conheça a trajetória do ponta de 19 anos

O promissor Bukayo Saka: conheça a trajetória do ponta de 19 anos

Home > Notícias > Esporte > O promissor Bukayo Saka: conheça a trajetória do ponta de 19 anos

Após um excelente Paulistão em 2019, Gabriel Martinelli chegou ao Arsenal como uma grande promessa, sendo contratado por 6,7 milhões de euros do Ituano, clube do interior de São Paulo. O início do brasileiro na Europa foi muito bom, marcando 3 gols em 7 partidas na Liga Europa e desempenhando um excelente papel no ataque da equipe inglesa.

Porém, uma lesão no joelho esquerdo tirou o garoto de campo por muitos meses, interrompendo a boa sequência do atleta. Com a ausência do menino de Guarulhos, outro jovem jogador começou a ganhar espaço no time titular: trata-se do ponta Bukayo Saka, de apenas 19 anos.

Bukayo Saka
O garoto Bukayo Saka em ação pelo Arsenal, da Inglaterra. | Foto: Sky Sports.

Bukayo Saka

Nascido em Ealing, na região metropolitana de Londres, ele entrou nas categorias de base do Arsenal ainda criança, desenvolvendo-se a cada ano na equipe. Na Premier League sub-18, na temporada 2017/2018, Bukayo marcou 6 gols e distribuiu 5 assistências em somente 14 jogos.

futebol
Bukayo Saka ainda criança jogando nas categorias de base do Arsenal. | Foto: Instagram/@bukayosaka87.

Apenas um tempo depois, quando o jovem completou 17 anos, ele assinou o seu primeiro contrato profissional e foi integrado à equipe sub-23. No Campeonato Inglês da categoria, atuando como ponta-esquerda, Saka anotou 5 gols e deu 8 assistências em 20 jogos.

Em novembro de 2018, ele fez sua estreia como profissional contra o Vorskla Poltava, da Ucrânia, pela 5ª rodada da fase de grupos da Liga Europa, após entrar no lugar do meia Aaron Ramsey durante a partida. Sua estreia na Premier League aconteceu menos de dois meses depois, na vitória por 4×1 contra o Fulham, pela 21ª rodada do torneio.

Na temporada seguinte, Bukayo marcou o seu primeiro gol em uma grande competição logo de cara. Foi na partida contra o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, na estreia do Arsenal na Liga Europa 2019/2020. Primeiro, Saka enfiou uma bela bola na esquerda para o meia Joe Willock abrir o placar, aos 38 minutos de jogo. Quase no fim do confronto, ele acertou um lindo chute de fora da área, ampliando o placar. Para finalizar, o garoto deu mais uma assistência, agora para Pierre-Emerick Aubameyang, encerrando a partida em 3×0. Por conta das lesões do bósnio Sead Kolašinac e do escocês Kieran Tierney, Bukayo garantiu sua vaga na equipe titular como lateral-esquerdo, atuando em quase 40 jogos na temporada.

Por ser filho de pais nigerianos, Saka tinha duas opções de seleções para defender em sua carreira. Porém, o garoto foi frequente chamado pela Inglaterra para jogar em sua base, nas categorias sub-16, 17, 18, 19 e 21. Sua estreia na equipe principal aconteceu em outubro do ano passado, em uma vitória por 3×0 contra o País de Gales. Após essa partida, Bukayo não pode atuar pela seleção da Nigéria.

futebol internacional
O jovem Bukayo Saka jogando pela seleção da Inglaterra. | Foto: Express & Star.

No dia 1º de julho de 2020, Saka renovou seu contrato com o Arsenal até junho de 2024. O treinador do clube, Mike Arteta, elogiou bastante o atleta:

Bukayo é um jovem jogador talentoso e inteligente. Ele me impressionou com sua ética de trabalho e atitude para aprender e se adaptar, e valeu a pena em suas atuações. Estou animado para continuar trabalhando com ele para desenvolvê-lo ainda mais, e para ele nos ajudar a atingir os nossos objetivos.

Na atual temporada, Saka vem atuando tanto na ponta-direita quanto na esquerda, sempre com muita velocidade, bons dribles e grande poder de finalização. Com uma sequência frequente de jogos e boas atuações, Bukayo tem tudo para ser o principal jogador do Arsenal nos próximos anos, além de ser uma peça fundamental na seleção da Inglaterra nos seguintes ciclos de Copa do Mundo.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

__________________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas