quinta-feira, 28 março, 24
HomeCulturaO impacto das mídias tecnológicas no mercado de trabalho da atuação

O impacto das mídias tecnológicas no mercado de trabalho da atuação

A partir dos anos 50/60, com a chegada das telenovelas brasileiras, os atores ganharam uma maior atenção do público que almejava seguir carreira no ramo da atuação. As emissoras de TV que produziam esse conteúdo, como a Globo, SBT e Record, se popularizaram ao longo dos anos como as maiores formas de adentrar nesse mercado de trabalho. Para muitas pessoas, isso significaria ir atrás do grande centro, o eixo de Rio de Janeiro – São Paulo, porque, apesar de outros lugares oferecerem peças de teatros, comerciais locais e pequenos trabalhos aqui e ali, não possuíam o grande público formado pelas televisões.

No entanto, com a chegada da internet, o cenário começou a mudar. A seguir, entenda o processo do impacto das mídias sociais no mercado de trabalho da atuação.

mercado de trabalho da atuação
As mídias sociais democratizaram o mercado de trabalho da atuação. | Foto: Reprodução

As mídias sociais e o mercado de trabalho da atuação

Primeiro, chegaram os canais no youtube, nos quais qualquer pessoa poderia registrar seus talentos no grande acervo de vídeos, seja atuando ou até mesmo oferecendo dicas aos estudantes ou interessados no assunto para melhorar na atuação.

Depois, uma grande revolução no mundo dos filmes, novelas e séries chegou: o serviço de streaming (Netflix, Amazon, HBO), que possibilitou uma maior democratização de oportunidades, já que não se tinha mais uma centralização, os produtores agora não precisam ir para longe para garantir a popularização dos seus trabalhos. O maior exemplo dessa mudança – e sucesso – é o filme Bacurau, produzido em Pernambuco e reproduzido na GloboPlay (outro canal de streaming) que ganhou o Grande Prêmio do Cinema, vencendo em seis categorias, além de outras premiações que marcaram o filme e apresentou um engajamento enorme, ganhando a atenção das mídias sociais, que por si só já significa um alcance de público gigante.

Isso mostra o leque de oportunidades que podem ser oferecidas hoje em dia. Graças a popularização da internet, não é mais necessário que um ator de Pernambuco vá até o Rio de Janeiro para seguir seu sonho e ser reconhecido.

Por Bianca Tavares Viana – Fala! Faculdade Maurício de Nassau PE